Associação de catadores passa a fazer coleta de recicláveis

27/01/2021

Valorizando o trabalho dos catadores de lixo recicláveis de Chopinzinho que fazem parte da ACREC, desde o dia 25 de janeiro a coleta de resíduos passou a ser feita pela associação. Hoje são 17 catadores realizando o trabalho. Para a população, os dias e horários de coleta permanecem os mesmos.

A Associação dos Catadores de Recicláveis de Chopinzinho (ACREC) existe há cerca de 18 meses e vinha se estruturando para executar o serviço de coleta, separação e comercialização dos resíduos. Os profissionais receberam capacitação, tem um caminhão cedido pelo Município e adquiriram outro. Agora, a Administração Municipal passou a eles a parte do contrato (que era executado pela empresa CTR3) relativa aos recicláveis, em concordância com a Lei 866, que dá preferência a entidades quando existente. A coleta de orgânicos permanece sendo realizada pela empresa.

“A maioria dos associados já são pessoas que trabalhavam com coleta e todos são moradores de Chopinzinho. Esta mudança vai agregar no trabalho deles, com previsão de aumento no volume de resíduos, salário fixo e possibilidade de divisão de lucro”, explica a Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Suelen Battistuz. Quem tiver dúvidas, sugestões e reclamações, pode procurar a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, pessoalmente ou pelo telefone 3242-2503.

A reciclagem beneficia a todos. Por isso, é importante que cada um faça a sua parte com o lixo doméstico e das empresas, dando destino correto aos mesmos. O que vem misturado ao lixo orgânico vai para o descarte. Logo, quanto melhor a separação, melhor o aproveitamento dos materiais. Isto preserva a natureza e o meio ambiente, com menos necessidade de valas e desperdício de recursos naturais.