Prefeitura entrega novo caminhão para Associação de suinocultores

22/12/2020

O fortalecimento das Associações de produtores representa o fortalecimento da agricultura e pecuária do Município. Neste sentido, um caminhão foi entregue sábado (19) para a Associação de Suinocultores de Chopinzinho, na comunidade de Santa Inês. O novo veículo tem valor de cerca de R$ 400 mil e será utilizado pelos associados em suas atividades.

“Este equipamento vem para auxiliar os produtores para que eles tenham um destino correto dos dejetos das suas atividades produtivas. É um equipamento que com certeza vai fazer toda a diferença na suinocultura”, explica o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Idevaldo Peretti. O veículo é traçado e equipado com tanque de 15 mil litros para coleta, transporte e aplicação de dejetos de animais.

Por se tratar de algo altamente poluente, as leis ambientais são rigorosas e a aquisição vem facilitar o trabalho dos produtores. Os rejeitos podem ser utilizados como fertilizantes do solo, com custo menor e aumentando a produtividade de cultivo, como silagem e grãos.

A entrega – realizada com recursos de emenda parlamentar do Deputado Estadual Ademar Traiano - é a realização de uma demanda de 15 anos da Associação. Peretti conta que além de atender as demandas dos próprios produtores, a Prefeitura acredita que vão conseguir prestar serviço para a atividade leiteira, que também trabalha com destinação de dejetos de animais.