CMDCA premia trabalhos vencedores no `Concurso de Desenhos 30 anos do ECA`

24/07/2020

Hoje (24) foi dia de premiação para os vencedores do “Concurso de Desenhos 30 anos do ECA”, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Chopinzinho. As crianças que confeccionaram os 16 trabalhos artísticos selecionados saíram com seus prêmios – jogos educativos e pedagógicos -, bem como todas as escolas participantes.

“Foi atingido e superado o resultado que esperávamos. Ficamos muito satisfeitos com a participação dos professores, alunos e dos trabalhos desenvolvidos. Vimos muita criatividade nas obras artísticas e com bastante presença do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”, conta a presidente do CMDCA, Cláudia Grosselli Lemos. Foram cerca de 400 participações, que eram voluntárias e foram enviadas em forma de atividade, juntamente com os demais conteúdos que os pais tem retirado nas instituições de ensino durante a pandemia de coronavírus.

As modalidades do concurso foram educação especial, educação infantil, 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental e 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Cada uma teve que utilizar determinado material, como giz de cera, lápis de cor, colagem e tinta. A primeira seleção foi realizada pela própria escola, e depois, por 5 conselheiros do CMDCA. Os prêmios foram adquiridos com recursos do Fundo da Infância e Adolescência, FIA, totalizando cerca de R$ 11 mil.

“A princípio tivemos a dificuldade de ser a distância, mas depois tivemos boa aceitação dos pais, os professores deram suporte, mandando material para leitura e vídeos explicativos e percebemos que era possível desenvolver a atividade em casa”, diz a diretora da Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira, Denise Camilo. Além de tudo, Denise ressalta que todos os alunos vão se beneficiar, tanto pelo debate do tema junto das famílias quanto pelo fato de todas as instituições participantes também receberem prêmios, que serão usufruídos por todos.

Os professores e equipes pedagógicas encaminharam para as casas a proposta de trabalho. Coube aos pais e responsáveis darem o suporte necessário para que as crianças conseguissem desenvolver as atividades. Edimara Muller Piana é irmã do aluno João Carlos Muller, que foi premiado. No dia a dia, é ela quem acompanha o desenvolvimento dos estudos em cada dele. Ela conta que o João é muito estudioso. “Ele fez questão de participar. Chegou em casa com a notícia de que tinha um concurso, mas como estava por fora do assunto, pedi para a profe o que tinha que fazer e ela explicou. Por incrível que pareça, ele que nos ensinou, é um aluno muito dedicado”, relata. Quando ele ficou sabendo da notícia da vitória, saiu pulando e subindo na cama, de tanta emoção.

A participação dos responsáveis foi muito importante. Para o aluno Gustavo Machado Verzignassi, da Escola Municipal Tancredo Neves, de 06 anos, por exemplo, teve designado um trabalho de recorte e colagem, que ele compartilha ter realizado com a ajuda do seu pai. Para a cerimônia de premiação, seguindo restrições impostas pela pandemia de coronavírus, foram convidados para participarem as crianças e 1 representante da família e outro da escola. Também, todos precisaram manter distância.

“Foi uma inciativa muito interessante, discutir sobre o ECA e seus 30 anos, direitos e deveres das crianças e jovens, tema trabalhado através de desenho. Com isso, puderam aproveitar neste momento de pandemia, discutir o assunto em casa e fazer belíssimas obras de arte”, desta o Prefeito Álvaro Scolaro.

Vencedores:

Educação Especial

- João Carlos Muller: Escola Profª Thereza Furigo - APAE

- Valquíria Santos: Escola Profª Thereza Furigo - APAE

- Maria Eduarda Tesk Gonçalves: Escola Profª Thereza Furigo – APAE

- Antony Gabriel Batista Viletti: Escola Municipal de Excelência

- Thiago Emanuel Ramos da Silva: Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira

- Pedro Inácio Janesko dos Santos: Escola Municipal Presidente Tancredo Neves

1º, 2º e 3º ano

- Felipe Rodrigues da Rosa: Escola Municipal de Excelência

- Samuel da Silva: Escola Municipal de Excelência

- Luiz Guilherme Rodrigues dos Santos: Escola Municipal Presidente Tancredo Neves