Cadastramento para estacionamento de idosos pode ser feito na Prefeitura

21/07/2020

Desde que foram instaladas novas placas de estacionamento na Avenida XV de Novembro, em especial as reservadas para uso de idosos, foi percebido pouco uso das mesmas. Um dos problemas é que para poder utilizá-las é necessário cadastramento junto ao Detran, que pode ser feito online ou presencialmente. Como nem todos tem acesso à internet e as repartições estaduais não estão atendendo ao público, a Prefeitura passa a disponibilizar funcionários para ajudar os interessados a fazerem seu cadastro.

O cadastramento é algo simples e que a Prefeitura vai ofertar visando facilitar o acesso ao serviço pela população. O auxílio será dado no Protocolo, que funciona na entrada do Paço Municipal: de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. É importante trazer a Carteira de Motorista ou Identidade da pessoa idosa (60 anos ou mais), já que é emitido no nome da mesma. O processo é rápido e fácil.

“Como disponibilizamos as vagas, há uma certa angústia da população, porque as vagas estão disponíveis e não estão sendo utilizadas, e outro contraponto é que as pessoas idosas estão buscando o credenciamento e não estão conseguindo. Imaginamos que facilitando o credenciamento, estas vagas passem a ser utilizadas”, explica o Diretor da Divisão de Planejamento, Jovani Martins.

Hoje Chopinzinho conta com mais de 3000 idosos, que representam cerca de 17% da população. A legislação Federal diz que 5% das vagas devem ser destinadas a este público. Pela possível dificuldade de locomoção, inclusive, as vagas são localizadas próximos a serviços públicos e de utilidade.

Vale lembrar que a Prefeitura vem trabalhando para aumentar as vagas de estacionamento em toda a cidade. Uma das principais ações foi a possibilidade de proprietários de terrenos baldios - em parceria com a Administração e abatendo valor do IPTU – permitirem estacionamento público. Hoje são 15 lotes disponíveis, o que gerou aproximadamente 250 novas vagas.