10 leitos de UTI entram em funcionamento em Chopinzinho

16/07/2020

Uma pandemia que trouxe muitas incertezas, em especial nos tratamentos de saúde aplicáveis nos casos de Covid-19. Para isso, quanto melhor as condições de infraestrutura do atendimento em saúde, melhor amparada está sua população. Por isso, com a união de esforços de diversos entes, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva passam a funcionar no Instituto São Rafael, em Chopinzinho. Hoje (16) aconteceu a entrega oficial dos leitos.
“Nesse momento de pandemia, é necessário união de esforços entre os poderes executivos, legislativo, Governo do Estado e Federal, e foi isso que aconteceu aqui. Através de união de esforços conseguimos viabilizá-los, para garantir a população mais conforto, eventualmente se precisar deste atendimento”, ressalta o Prefeito Álvaro Scolaro. Os leitos beneficiam as cidades de Chopinzinho, Sulina, Saudade do Iguaçu e São João, abrangendo mais de 35 mil habitantes.
E se os leitos foram possíveis, a união destes quatros municípios foi fundamental. Isto porquê, além dos 10 respiradores enviados pelo Governo do Estado e do repasse de R$ 600 mil do Ministério da Saúde, os municípios dividiram outros R$ 550 mil de investimentos para que fosse possível a implantação da UTI. O Prefeito de São João, Altair José Gasparetto - o Vadeco, diz que “foi bastante trabalhoso e agradecemos a todos os envolvidos, sabemos que neste momento que estamos passando, quantas pessoas estão morrendo, principalmente em outros estados”.
Os leitos ficam em funcionamento por 3 meses, podendo este período ser prorrogável para mais 3 meses. Uma das preocupações é de que, pelo caráter novo da Covid-19, não se sabe como se dará a evolução da doença, por isso a importância de infraestrutura adequada preparada, como neste caso.
Depois, a luta será para que os leitos fiquem permanentemente em funcionamento na instituição. “É importante para toda região, é um sonho antigo que hoje está se concretizando. Esperamos que o Governo do Estado prorrogue para além destes 90 dias, e que depois estas UTIS fiquem em estado permanente aqui”, enfatiza o Prefeito de Sulina, Paulo Horn. O Prefeito de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci, complementa contando que “é um sonho realizado por várias mãos e este é o primeiro passo para conseguirmos a UTI mantida aqui, para tornar viável no Instuto San Rafael”.
O Instituto San Rafael está com a equipe completamente estruturada para o funcionamento dos novos leitos, o que envolve médico intensivista e equipe de enfermagem. Complementando o atendimento, são 20 leitos clínicos instalados para atendimento dos casos. O Presidente do Conselho Administrativo do Instituto São Rafael, Rubenei Meloto, reforça que “foi uma luta grande, houve uma soma de esforços para esta conquista. É gratificante ver todos empenhados para que nós tenhamos uma saúde melhor para a população”.
Além dos Municípios, Estado, União e Instituto, as Câmaras de Vereadores dos Municípios também foram importantes para a realização da conquista. O Presidente da do legislativo de Saudade do Iguaçu, Setembrino Nath, o Bino, relembra que foram mais de 30 dias que conversaram para união das 4 câmaras. “Ouvimos a população, nos somando ao executivo para realização de pontos importantes para os moradores da região”, diz.