Você está em >

Notícias

Meio Ambiente: Município investe na construção de 11 esterqueiras

13/07/2020

Na busca de preservar o meio ambiente e também o lençol freático nas regiões onde é realizada a captação de água do município. A Administração Municipal de Chopinzinho está investindo mais de R$ 100 mil na construção de 11 esterqueiras.

O local destina-se ao depósito dos dejetos sólidos das estrebarias. Segundo o agricultor Elton Luiz Fortuna, a parceria entre agricultores e setor público facilita o desenvolvimento do projeto. “É um trabalho válido feito pela prefeitura, porque é difícil a gente construir. A margem de ganho é pouco, esse projeto facilita nosso trabalho”.

Além de preservar o meio ambiente, o esterco armazenado é utilizado para adubação da terra. “As esterqueiras evitam a contaminação dos mananciais. Esse produto pode ser utilizado na adubação das pastagens ou das lavouras, reduzindo custos ao produtor”, afirma o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro.

Para atender as 11 propriedades, o município através da Secretaria de Agricultura está repassando mais de 3.500 metros de geomembrana, 76 bebedouros, 35 metros cúbicos de areias e mais 35 de pedra brita, além de 242 sacos de cimento.

“Com esse material os produtores podem fazer as adequações para conduzir os dejetos dos animais direto para a esterqueira. Também estamos destinando um distribuidor de esterco líquido para os agricultores utilizarem na lavoura”, desta o secretário da pasta, Idevaldo Peretti.

 

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho

 



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho