Mês de junho reforça conscientização da violência contra a pessoa idosa

19/06/2020

Pessoas que contribuíram significativamente para formar quem somos hoje e que tem papel fundamental na sociedade. Tendo isto em vista, o mês de junho reforça a conscientização da violência contra a pessoa idosa, em especial com a data Mundial de 15 de junho. A ideia deste marco é falar sobre a violência contra este público acima de 60 anos, formas de prevenção e apresentar os canais de denúncia.

A data se estabeleceu em 2006, e foi instituída pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa e pela Organização das Nações Unidas. Quando falamos de violência, ela pode se apresentar de diferentes formas: agressão física, violência sexual, negligência, abandono, violência psicológica e violência financeira.

Um possível agravante do atual momento mundial de pandemia e combate ao Covid-19 é de que, com a orientação para os idosos fiquem em suas casas (por fazerem parte do grupo de risco) pode ser mais difícil para que outras pessoas – como amigos, familiares e vizinhos – tenham conhecimento do que se passa e realizem denúncias. “O que se percebe é que na maioria dos municípios os casos de violência contra as pessoas idosas vêm aumentando. Isso traz um ponto de interrogação, pois no município de Chopinzinho isso não está ocorrendo, não sabemos se é justamente pelo isolamento social estar dificultando que a violência possa ser identificada, ou se, de fato, não estão ocorrendo”, destaca a assistente social do CREAS, Keli de Oliveira.

Os direitos da pessoa idosa são garantidos pelo Estatuto Da Pessoa Idosa e é dever de todos garantir que vivam com dignidade. “Para todos nós, enquanto sociedade, é importante fazermos ações de prevenção da violência contra o idoso. Infelizmente, na maioria das vezes a violência acontece no contexto familiar. E é sempre importante debater o assunto”, explica a psicóloga do CRAS, Madalena Sauer.

Como denunciar

Em Chopinzinho, o atendimento às pessoas idosas vítimas de violência são realizados por equipe técnica de psicóloga e assistente social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), sendo que há diversos canais para denúncias: a Polícia Militar quando a violência está acontecendo naquele momento (pelo 190), o Disque Direitos Humanos (Dique 100), o CREAS (3242-2005 ou 46 98405-6524), CRAS (3242-2005 - 3242-1553 - 46 9997-58222 – 46 98401-3512). Estas denúncias podem ser realizadas dentro do anonimato e são muito importantes para que os idosos possam sair desta situação.

Explicando os tipos de violência

O abandono é mais fácil de identificar que a negligência, pois esta segunda é sempre uma violência que deixa dúvidas sobre estar ou não ocorrendo, mas quando existe omissão para com os cuidados básicos com a pessoa idosa, onde comprometa seu desenvolvimento emocional, físico e social precisa ser realizada a denúncia.

Já a violência psicológica é cercada de xingamentos, humilhações, falas que façam a pessoa idosa se sentir inferior, muitas vezes ela não é identificada pela própria pessoa que a sofre.

E a violência financeira consiste na retenção de cartões, do salário ou aposento, tomar posse mesmo que “de forma aparentemente legal” dos bens do idoso, coagindo ou induzindo a renunciar aos bens, ou até mesmo, induzindo a pagar contas ou dar parte do dinheiro.