Você está em >

Notícias

Em cumprimento aos decretos municipal e estadual, trabalho de fiscalização continua

04/06/2020

Vemos uma escalada de casos de coronavírus em todo o Brasil e agora não é o momento de afrouxar as medidas de prevenção. Seguindo o estabelecido nos Decretos Municipal e Estadual, a fiscalização contra aglomerações, medidas de distanciamento, uso de máscara e álcool gel continuam frequentes em Chopinzinho. Um dos principais problemas no momento são os eventos clandestinos, com grande número de pessoas.

O Departamento de Vigilância em Saúde faz além da fiscalização, orientação nos estabelecimentos comerciais e casos pontuais. “Precisamos que a população tenha compreensão de que, neste momento todos os cuidados são importantes, que aglomeração, festas e eventos clandestinos podem ocasionar a proliferação de casos de coronavírus no Município”, ressalta a Diretora do Departamento, Sandra Toigo. Um dos pontos observados é o uso de narguile sem piteiras individuais, o que traz o mesmo problema do compartilhamento de chimarrão e outros.

A Polícia Militar também recebe denúncias e atua na fiscalização. O Tenente Igor Dornelles lembra que “fomos em alguns eventos com aglomeracao e foi argumentado que estavam usando máscaras. Porém, não é desta maneira que funciona, já que aglomerações de pessoas estão proibidas”. A Polícia reitera que atua e faz o encaminhamento das pessoas encontradas descumprindo os decretos.

 

Disk Denúncia

 

Para facilitar a denúncia de aglomerações por parte da população, a Prefeitura criou o “Disk Denúncia”. As denúncias são feitas através do aplicativo WhatsApp, no número 3242-1533. Esta foi uma maneira encontrada para facilitar o acesso à população à ferramenta, que funciona das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira – nos demais horários, a denúncia deve ser feita diretamente com a Polícia Militar. Podem ser denunciadas aglomeração de mais de 10 pessoas sem o distanciamento mínimo de 1,5 metro, estabelecimentos que não estão tomando os cuidados devidos e o não-cumprimento dos decretos municipais.

Qualquer morador pode utitilzar: é só entrar em contato, com seu nome completo e RG (para fins de identificação, com a segurança de que os dados ficam sigilosos) e anexar sua denúncia, com endereço e ponto de referência. Se tiver, anexe fotos e vídeos para facilitar a localização e entendimento dos fiscais do teor da reclamação.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

 https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho/

 



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho