Assistência Social segue com cronograma de entrega de cartões `Comida Boa`

14/05/2020

Para garantir a segurança alimentar em uma época de incerteza econômica, estão sendo distribuídos 2129 cartões do programa “Comida Boa”, do Governo do Paraná. Desde ontem (13) as equipes da Assistência Social procedem com as entregas nos bairros da cidade. Já foram mais de 700. Na próxima semana começa o cronograma de distribuição no interior do Município.

São R$ 50 por mês, por três meses, para serem utilizados unicamente na compra de comida. Uma das pessoas beneficiadas foi Elisângela Pedroso. “Eu pesei que foi uma coisa boa, pelo menos a gente gasta em alimentos para manter a família nesta época de panedemia, é uma ótima coisa”, afirma, ressaltando que o cartão é uma ajuda que vai fazer diferença na qualidade de vida das 4 pessoas da sua família. Eliane Leal também pode receber o cartão. “Vem em boa hora, porque eu estou desempregada, pirou com a pandemia, ficou mais difícil a situação, porque crio meus filhos sozinha”, explica, situação esta que se agrava por ter um filho especial, com demanda de leite e fraldas.

O recurso do “Comida Boa” só podem ser utilizados nos mercados credenciados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná. Com isso, o recurso, além de beneficar diretamente as pessoas que os recebem, impacta o comércio do Município, representando mais de R$ 300 mil circulando nos próximos meses, contribuindo para a continuidade das atividades de diversas empresas e, por consequência, vagas de emprego.

As entregas foram divididas por bairros e dias, utilizando as estruturadas das escolas, visando evitar aglomerações. Quem mora nos bairros da cidade, tem direito ao cartão e não pode comparecer nas datas estabelecidas, pode procurar seu CRAS de referência (Central ou Nossa Senhora Aparecida) a partir da próxima semana para fazer a retirada.

O programa é operacionalizado por meio de um voucher com QR Code, para evitar falsificações. Na hora de retirar o cartão em um dos pontos de atendimento, o beneficiário deve levar o RG e CPF.

Uma ressalva da Assistência Social é de que o sistema utilizado para cadastro e entrega do cartão é do Governo do Estado e, devido a intenso uso, está apresentando demora. Assim, em alguns momentos as famílias precisam esperar um pouco mais nos locais de entrega até todo o procedimento ser concluído.

Esforços contra o Covid-19

No mesmo momento da entrega do cartão, foram destinadas mais de 10 mil unidades de máscaras de tecido adquiridas pelo Município para as famílias em vulnerabilidade social durante a pandemia do Covid-19, já que o uso do item se tornou obrigatório. Também, houve distribuição do álcool gel doado pelo Rotary Club.

Os mercados interessados em se cadastrar no programa devem acessar o endereço eletrônico: www.cartaocomidaboa.pr.gov.br.

Empresas Cadastradas

- Mercado Giese

- Mercado Samambaia

- Mercado Salvador

- TG Giese

- Supermercado Cenci

- Super Mercosul

- Mercado Supersul

- No Ponto Supermercados

Confira a lista das pessoas beneficiadas em Chopinzinho

Acesse - Programa Cartão Comida Boa

Cronograma de entrega:

14/05 - Quinta-feira

Escola Maria Evanira Silvério/ Horário: 08h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

Região /Bairros: AABB

São Cristóvão

Cohapar 9

Cohapar 4

Loteamento Ansilieiro

São Miguel

Trinta casas

14/05 – Quinta-feira:

Escola Tasso Azevedo da Silveira/ Horário: 08h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

Região / Bairros: Frei Vito

Região Posto Triângulo

São Genaro

Região Ceoca

Verdi

Parque dos Lagos

Jardins

15/05 – Sexta-feira

Atendimentos nos Cras Central e do Bairro Nossa Senhora Aparecida.

16/05- Sábado

Atendimento na Área Indígena Kaingang e Guarani

Horário: 13h às 16 horas.

*As localidades do interior, Lagoão e Vila Rural, vão ser atendidas na próxima semana, os locais e horários de atendimento serão divulgados nos próximos dias.