Prefeitura de Chopinzinho compra 75 testes rápidos de Covid-19

30/04/2020

Com investimento superior a R$ 14 mil, a Prefeitura de Chopinzinho, através da Secretaria de Saúde, adquiriu 75 testes rápidos de Covid-19. Além disso, o Município recebeu do Ministério da Saúde mais 90 testes rápidos. As novas aquisições vão permitir um monitoramento com mais eficiência sobre a presença do Coronavirus na cidade.

Os testes serão feitos seguindo critérios científicos e técnicos, determinados pela Secretaria de Saúde. Os pacientes que estiverem com sintomas devem respeitar o período para a realização do mesmo, para que tenha efetividade. “As equipes seguem os protocolos determinados. Isto porquê o Brasil, como um todo, não tem mais testes disponíveis para compra. Assim, a prioridade são para determinados casos”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro. Demais pacientes que apresentam sintomas a regra é isolamento social por 14 dias.

O teste rápido é uma das maneiras de detecção do coronavirus. No entanto, devido a confiabilidade do mesmo, ele tem restrições. Por isso, a secretária de Saúde, Vilmarize Buffon explica que o teste rápido não é o exame oficial para detecção de Covid-19 no Paraná. Deste modo, o Estado não contabiliza os resultados positivos realizados através de testes rápidos feitos em laboratórios particulares.

Os 90 testes do Ministério da Saúde só poderão ser utilizados em profissionais da saúde que estão atuando diretamente com os casos suspeitos e em profissionais da segurança pública, desde que tenham sintomas.