Com estiagem, Secretaria de Agricultura reforça atendimento para redes de água rurais

29/04/2020

Os números não mentem: estamos passando por um período de seca. E isto reflete diretamente nas demandas de trabalho da Secretaria de Agricultura, que viu crescer a procura dos produtores rurais em trabalhos relacionados à agua. São 20 pedidos diários para ampliação de bebedouros ou escavação de nascentes.

“Estamos enfrentando um problema crônico de falta de água nas propriedades, na minha vivência de 30 anos no meio rural e confesso que nunca vi uma situação agravante como vejo neste momento”, ressalta o Secretário de Agricultura, Idevaldo Peretti. Segundo dados do SIMEPAR – Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, a média histórica dos últimos 20 anos indica 1650 mm (11 meses) e, neste período, só choveu 1000 mm. “Infelizmente precisamos apelar para a consciência dos produtores, para que façam o cuidado e proteçãoo de nascentes. Com cada um fazendo sua parte, vamos superar o momento difícil”, afirma Peretti.

Hoje o trabalho do Programa Hora Máquina está voltado especificamente a duas frentes: fabricação de silos para armazenamento de silagem e para procura e ampliação dos bebedouros e nascentes. Há uma falta generalizada de água, com propriedades que nunca antes apontaram ou tiveram problemas com deficiência hídrica, tanto para animais e muitas até para consumo humano.

Além do hora máquina, está sendo ampliada as redes de água em locais onde já existia rede de distribuição. Na Linha Gressana, por exemplo, o trabalho se concentra em agilizar 25 km de canos de água. De modo geral, pensando na zona rural de Chopinzinho, devido a características geológicas, poços artesianos também não são uma boa opção.