Comissão inicia visitas de fiscalização no comércio local

28/04/2020

Devido ao Covid-19, a Prefeitura fez uma série de Decretos que alteraram alguns hábitos dos cidadãos de Chopinzinho. Máscara e álcool gel agora fazem parte do nosso cotidiano, visando evitar o contágio e a saúde de todos. Com isto em vista, a partir de amanhã (29) uma comissão vai começar a realizar fiscalizações aleatórias nos estabelecimentos comerciais da cidade, para verificar a efetividade das ações de prevenção propostas.

A comissão é formada de 4 a 5 pessoas, que representam a Procuradoria do Município, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, Defesa Civil e, sempre que possível, do Ministério Público. Todos fazem parte do Comitê de enfrentamento ao Covid-19 de Chopinzinho. Eles observarão uma série de fatores, seguindo check list da Vigilância, como, por exemplo, se os funcionários e clientes estão usando máscaras, disponibilidade de álcool gel e respeito à lotação dos locais.

Um ponto importante é, além de ver se as normas estão sendo cumpridas, verificar a efetividade das ações implementadas, para orientar novas proposições ao Comitê. Isto porquê o tema é novidade para todos e é essencial ouvir a população, empresários e setores envolvidos. O Comitê se reúne semanalmente e, devido a gravidade do tema, vem analisando situações diversas.