Você está em >

Notícias

Entra em vigor o decreto que obriga a utilização de máscaras

23/04/2020

Na busca de evitar a proliferação do Coronavírus em Chopinzinho. A prefeitura publicou hoje (23) o Decreto 172/2020, que torna obrigatório a utilização de máscaras em vias e repartições públicas, estabelecimentos comerciais e indústrias.

“Completamos mais de 30 dias, das medidas que adotamos em Chopinzinho para combater o Coronavírus. Nesta semana adotamos novas ações. Uma delas é a obrigatoriedade da utilização de máscara, assim podemos proteger a população chopinzinhense, principalmente nos espaços onde tem aglomeração”, destaca o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro.

Poderão ser usadas máscaras de confecção caseira (tecido algodão), conforme as orientações do Ministério da Saúde. A população deve utilizar as máscaras ajustadas ao rosto, cobrindo totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais.

 “Várias empresas se adaptaram a questão da pandemia do Covid-19 e estão produzindo máscaras caseiras. A máscara precisa ser no mínimo de tecido duplo, que é uma forma de filtrar melhor as gotículas de saliva. É importante que essa máscara seja utilizada somente por uma pessoa e higienizada de forma correta ao final do dia, ou após o uso”, lembra à enfermeira Chefe da Vigilância Epidemiológica, Lídia Simionatto.

Quem descumprir a medida pode sofrer penalizações conforme destaca o decreto. Dentre elas, poderá configurar o crime de desobediência (artigo 330 do Código Penal) e/ou o crime contra a saúde pública (artigo 268 do Código Penal), sem prejuízo das sanções administrativas.

 

Aquisição de 10 mil máscaras

Outra ação que a prefeitura de Chopinzinho está adotando é a compra de 10 mil máscaras de tecido, as quais serão destinadas as famílias de baixa renda. Para aquisição está sendo feito um processo licitatório e dentro de alguns dias, a Secretária de Assistência Social junto com Secretaria de Saúde vão informar o calendário de entrega às famílias.

 

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho/



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho