Procon realiza pesquisa de preços de cesta básica e produtos de enfrentamento ao coronavírus

22/04/2020

Os direitos dos consumidores devem ser garantidos em todas as circustâncias, e a época de pandemia não é desculpa para aumento abusivo de preços. Por isso o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON de Chopinzinho realizou nos dias 14 e 15 de abril pesquisa de preços nos produtos de enfrentamento ao coronavírus (como álcool gel e máscara) e de itens de cesta básica.

Além da pesquisa, foi feita orientação junto aos fornecedores para evitar aumento abusivo nos preços. Foram visitados 4 supermercados e mercados locais que comercializam estes produtos. A ação contu com o apoio da Vigilância em Saúde, Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho (ACEC) e, também, foi uma recomendação do Ministério Público.

Quando é constatado aumento injustificável dos preços, os fornecedores estão sujeitos às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, que vão de multas administrativas, até a interdição do estabelecimento.

Quem tiver dúvidas, precise de informações, problemas, esclarecimentos ou denúncias, pode entrar em contato com o Procon através dos seguintes canais: telefone 3242-8611; e-mail: proconchopinzinho@hotmail.com; pela plataforma 1Doc, no Site do Município e, também, pela plataforma digital consumidor.gov, que permite aos consumidores realizarem demandas em questões menos urgentes, resolvendo as situações de suas próprias casas.

Confira a pesquia na íntegra:

Pesquisa de preços - abril de 2020