Em época de pandemia, cuidado com saúde mental deve ser redobrado

17/04/2020

Como manter a calma e quais os caminhos para se preservar a saúde mental em meio a uma pandemia? São questionamentos que passam na mente de todos neste momento, que é de medo e incertezas. Pensando nisso, algumas ações podem ser importantes para cultivar atitudes positivas, mantendo a calma e tendo consciência que a situação é nova para todos.

Para quem precisa praticar o isolamento social, é necessário procurar manter uma rotina, com horários para refeições e realizar atividades físicas possíveis no local. Para as crianças – que no Município são um grande grupo que permanece em casa, já que as aulas estão suspensas – além de manter a rotina, é interessante se manter uma alimentação saudável e que os resposáveis as expliquem o que está acontecendo, de maneira clara, para que entendam a realidade e não fiquem apavoradas.

Outra atitude positiva interessante é não consumir informação em excesso. A indicação é selecionar alguns canais confiáveis para acessar notícias. Um bom exemplo são os grupos de whatsapp da Prefeitura, que repassam a realidade local do coronavírus. “A ansiedade neste momento é causada pelo medo e excesso de informações, mas quando uma pessoa se preocupa muito só com aquilo, gera ansiedade. Muitos que já tem, isto se torna um gatilho para que desencadeie com mais frequência”, explica a psicóloga da Secretaria de Saúde, Carla Wengen.

Uma sugestão para ficar longe da ansiedade é procurar fazer no tempo livre atividades diferentes e que, talvez, você não tinha tempo antes para realizar, como ler um livro, assistir um filme e conversar com familiares. Devido ao momento que passamos, o Conselho de Psicologia permitiu o atendimento online. Quem já fazia acompanhamento pode optar por esta modalidade, para a continuidade, e também quem tem interesse pode procurar profissionais. Também, na região existe o grupo “Psicólogos Voluntários do Sudoeste”, nas redes sociais, que oferecem atendimento gratuito.