Na luta contra a dengue, população deve ser principal aliada

15/04/2020

Chopinzinho vem enfrentando um grande problema com a dengue. São muitos casos e não podemos baixar a guarda. Os cuidados com eliminação dos criadouros do mosquito são o foco e, para isso, a Secretaria de Saúde conta com a colaboração de toda a população, para que mantenha em dia a limpeza dos terrenos e casas.

A Vigilância em Saúde conta com o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde de Endemias, que fazem visitas diariamente às residências. Seu papel é orientar, colaborando com a prevenção de doenças e prevenção em saúde. Em cada local, dão informações sobre o descarte correto do lixo e pontos possíveis de criadouro do mosquito. A responsabilidade da limpeza propriamente dita e retirada do lixo é do morador.

“Percebemos que muitas pessoas esperam que o agente vá na residência e faça a limpeza, mas é papel de cada morador manter seu ambiente limpo e lixo no local adequado de descarte. Estamos contando com o apoio da popuplação, pedimos que todos colaborem com a causa da dengue”, destaca a enfermeira Chefe da Vigilância Epidemiológica, Lídia Simionatto. Os casos positivos continuam sendo notificados e, ainda que a preocupação com o coronavirus esteja dominando os noticiários no momento, todos devem ficar atentos e ter ações para o combate do mosquito da dengue.