Campanha de vacinação da gripe segue vacinando idosos; a partir de 16 de abril inicia 2ª etapa

14/04/2020

A Campanha da Gripe 2020 segue vacinando idosos. Até agora já foram mais de 2460 imunizados, atingindo mais de 100% da meta de cobertura vacinal deste grupo de risco. A partir do dia 16 de abril inicia a 2ª etapa, que contempla categorias de profissionais diferentes do ano anterior.

As metas são estabelecidas pela Regional de Saúde e é calculado sobre o número de vacinados de 2019. “Esse ano, devido ao coronavírus, tivemos uma busca maior pela vacina. Ainda estamos com o número de 420 idosos na fila e estamos solicitando a regional mais doses para fazer imunizaacao destas pessoas. Todos serão vacinados, só solicitamos um pouco de calma porque há indisponibilidade do laboratório em enviar todas estas doses de uma única vez. Estamos recebendo fracionadas e aplicando conforme recebemos”, explica a enfermeira Coordenadora de Atenção Básica a Saúde, Francielle Guzzo. Todas as ações da Secretaria de Saúde obedecem as normas do Ministério da Saúde inclusive o estabelecimento dos grupos de risco e prioridade de vacinação.

Para a 2ª etapa estão contemplados os os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doencas crônicas não transmissiveis, funcionários do sistema prisional, adoslecentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas, pessoas privadas de liberdade, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo. Já os professores, devido a suspensão das aulas, serão vacinados na 3ª etapa, que começa 9 de maio.