Prefeitura disponibiliza equipe para orientar MEIs sobre Auxílio Emergencial

13/04/2020

O Governo Federal disponibilizou o Auxílio Emergencial, o pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal. Dentre as categorias beneficiadas estão os Microempreendedores Individuais (MEIS). Nesta terça-feira e quarta-feira, dias 14 e 15, a prefeitura de Chopinzinho vai disponibilizar uma equipe para atender os MEIs, ajudando no cadastro e também esclarecendo dúvidas.

O atendimento será na Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. É importante a pessoa levar o CPF, Cartão da Caixa caso tenha, e um aparelho de celular para efetuar o cadastro.

“Entendemos que existem muitas dúvidas quanto ao preenchimento, de quem tem ou não direito ao benefício. Então, como forma de auxiliar os MEIs e garantir a todos que tem direito, acesse o recurso neste momento que vive o país. Vamos disponibilizar equipes e estrutura para fazer o cadastro”, comenta o prefeito Álvaro Scolaro.

A partir de 14 de abril, o governo deve liberar a primeira parcela. Nesta primeira fase, não haverá saques, apenas depósitos. O dinheiro só poderá ser movimentado eletronicamente.

Já beneficiários sem conta em banco terão de autorizar a abertura de uma conta poupança digital na hora de cadastrar o benefício no site ou no aplicativo. O processo é automático e dispensa a apresentação física de documentos.

Todos os beneficiários deverão:

» Ter mais de 18 anos de idade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) ativo;

» Ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50);

» Ter renda mensal até 3 salários mínimos (R$ 3.135) na família inteira;

» Não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018;

» A renda familiar considera os rendimentos de todos os membros que vivem na mesma residência, exceto os pagamentos do Bolsa Família.