Coronavírus: Chopinzinho confirma primeiro caso

04/04/2020

O município de Chopinzinho registrou o primeiro caso do Novo Coronavírus. Um homem de 54 anos, contraiu a doença, a qual foi validada na tarde desta sexta-feira (03). A confirmação foi divulgada hoje (04), pelo prefeito de Chopinzinho Álvaro Scolaro e a Secretária de Saúde Vilmarize Bufon. Na oportunidade novas medidas foram comunicadas, como a criação do Disk Aglomeração e o endurecimento da fiscalização.

“O paciente teve uma atitude exemplar, desde os primeiros sintomas que teve já ficou em isolamento total. Essa atitude é a que esperamos de todas as pessoas, a qualquer sinal, sintoma que haja o isolamento”, destaca o prefeito Scolaro.

A confirmação também foi divulgada no Boletim Oficial da Secretária de Saúde do Estado do Paraná. Agora Chopinzinho tem um confirmado com Covid-19 e 10 casos descartados.

Segundo Vilmarize, o paciente fez o exame em um consultório particular fora do município. “No dia 28 de março, o paciente percebeu que não estava melhorando, então procurou o serviço médico em outro município e também já fez o exame. As pessoas que tiveram contato com ele na semana anterior ao surgimento dos sintomas, também foram monitoradas, ninguém apresentou sintomas e até o momento a situação está controlada”.

O paciente já cumpriu 14 dias de isolamento e seu quadro clínico está bom, o mesmo não transmite mais a doença.

Novas Medidas

Para os próximos dias, a fiscalização que está sendo feita no comércio, locais públicos, bairros e no interior da cidade será mais intensa e rigorosa.

O Comércio permanece aberto com restrições. Na segunda-feira (06) o prefeito Álvaro vai anunciar os detalhes do Disk Aglomeração. A proposta da Administração é disponibilizar uma plataforma para a população denunciar local onde tem aglomeração de pessoas.

O município também trabalha no pacote de medidas econômicas e sociais que devem sem anunciadas nas próximas semanas, entre elas revisão do orçamento, linha de crédito para empresas de Chopinzinho com taxas de juros diferenciadas, revisão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020, fortalecimento no atendimento das famílias, destinação de mais cestas básicas, compra de produtos da agricultura familiar, dentre outras ações que estão sendo estudadas.