Resultado de exame de coronavírus negativa para um dos casos suspeitos de Chopinzinho

27/03/2020

Em informação divulgada ontem (26) pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná um dos 10 casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) em Chopinzinho teve resultado negativo. Com isso, cai para 9 o número de investigados. O Município continua no aguardo pelos demais resultados.

O caso descartado era de um representante comercial de Curitiba, que ficou hospedado em Chopinzinho e apresentou sintomas. “Este resultado nos dá mais segurança para tomarmos outras decisões e definições, demonstrando que até agora as ações estão corretas. Estamos avaliando as medidas constantemente com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavirus”, destaca o Prefeito Álvaro Scolaro. Fazem parte deste comitê representantes de diversos setores, como da saúde, do governo, defesa civil, sindicatos, entidades e do comércio.

Um dos principais questionamentos da população tem sido em torno da demora dos resultados de casos suspeitos. Seguindo o protocolo, todos eles devem ser realizados pelo Lacen - Laboratório Central do Estado, em Curitiba, através da 7ª Regional de Saúde. Com esta concentração em um único laboratório e crescimento de casos suspeitos, aliado ao congestionamento também provocado pelos exames de dengue no Estado, vem acontecendo atraso nos resultados. No entanto, todos os casos suspeitos continuam em isolamento, em suas casas. Não há nenhum paciente em estado de saúde grave ou internado.

O Município de Chopinzinho está atento e lidando com cautela quanto a pandemia do novo coronavírus. Continuam em vigor as medidas de isolamento social  que preveem os cuidados necessários que as pessoas devem ter: distância entre pessoas, diminuição de contato físico, cuidar da higiene  pessoal (em especial na lavagem de mãos e uso do álcool gel) e evitar aglomeração de pessoas. Lembrando, também, de preservar nossos grupos de risco, que são idosos e pessoas com problemas de saúde prévios.

prévios.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho: https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho