Prefeitura anuncia novas medidas contra coronavírus em Chopinzinho

19/03/2020

Em relação ao coronavírus o foco de Chopinzinho, assim como orientações do Governo Estadual, é evitar a alta transmissão no Município, em especial evitando a aglomeração de pessoas. Para isto, algumas medidas entram em vigor, através do Decreto 98/2020. Até o momento não há nenhum caso confirmado na região.

As escolas municipais param seu funcionamento a partir do dia 20 de março, por tempo indeterminado. Os CMEI`s ainda vão atender as crianças na sexta-feira, dando tempo para que pais, familiares e responsáveis consigam se organizar em relação a como tomar conta das crianças no período.

Na área de saúde, as unidades básicas passam a funcionar em regime especial. Os casos de gripe, resfriados e suspeita de coronavírus devem procurar atendimento diretamente na Unidade Básica do Frei Vito. É reforçado o pedido para quem apresenta sintomas não procure o Instituto São Rafael, que vá até o Frei Vito, para evitar a transmissão.

Gestantes e crianças serão centralizadas na Unidade do Nossa Senhora Aparecida e demais casos devem se dirigir à UBS Central. Os procedimentos eletivos – consultas, exames, cirurgias e odontologia – estão suspensos. Ainda, a Administração Municipal está trabalhando junto ao Governo do Estado  na reativação de 10 leitos de UTI, para colaborar no atendimento à micro região.

Também, está sendo organizado teleatendimento e atendimento domiciliar. A equipe volante vai passar informações via telefone para quem tem dúvidas quanto ao coronavírus e passando orientações. Havendo necessidade, a própria equipe vai se deslocar até a casa das pessoas, evitando que o vírus se espalhe.

Foram suspensas as atividades da Secretaria de Assistência Social que envolvem encontros de pessoas, Departamento de Esportes e Departamento de Cultura. É solicitado que a população evite atendimento presencial nos diversos setores da Prefeitura, priorizando acesso via telefone e online (pela plataforma de tramitação eletrônica UmDoc). Os servidores públicos acima de 60 anos devem ficar em casa.

Seguem fortemente em vigor as recomendações de reforço da higiene das mãos, uso de álcool gel e isolamento, evitando aglomerações. A união de todos é muito importante para superarmos este momento.