Para manutenção de estradas do interior, Viação mantêm 4 equipes em diferentes pontos do Município

11/03/2020

Para transitar, escoar produção, ir para a escola. Estradas rurais são importantes para o contexto social e econômico de Chopinzinho, já que na zona rural reside nossa principal força econômica. Pensando nisso, a Secretaria de Viação e Serviços Urbanos mantêm 4 equipes atuando continuamente nas comunidades do Município e seguindo cronograma estratégico de trabalho.

“No passado era comum, entre uma chuva e outra, caminhões ficarem atolados, principalmente os que puxam leite. Depois de trabalho intenso, são poucos ou quase nenhum caso registrado. Isto é resultado de trabalho sério e compromisso com o agricultor”, afirma Geraldo Olivo, Secretário de Viação e Serviços Urbanos. Todas as máquinas estão trabalhando e o cronograma é pensado na agilidade e rapidez do trabalho. “Dependemos muito do tempo e analisamos. Temos que atender todo mundo, mas temos critério de onde mais precisa e tem mais pessoas impactadas”, salienta Olivo.

A 1ª equipe (patrola e rolo) está em Gramados, seguindo para Linha Fartura, Alto Gramados e estradas da região, depois voltando para São Francisco e Linha Vitória. A 2ª está em Ponte Alta, sentido ao Passa 4. Na sequência estará em Nossa Senhora de Fátima e região. A 3ª equipe está no Bugrinho, indo para Nova Conquista. Já a última fica de sobreaviso para socorrer situações específicas e emergências. Até na última semana estava fazendo entradas de lavouras, onde havia colheita.

Chopinzinho tem mais de 2 mil quilômetros de estradas rurais. A prioridade é a manutenção das estradas principais, com maior fluxo de veículos, e na sequência as estradas de acesso às propriedades. Para dar condições de trabalho às equipes e renovar a frota de veículos do pátio de máquinas, desde 2017, foram adquiridos 12 novos equipamentos. São mais de R$ 4 milhões entre motoniveladoras, escavadeiras, retroescavadeiras, britador, caminhões e prancha.