Município trabalha intensamente na recuperação dos estragos causados pela chuva

11/06/2014

A Administração Municipal de Chopinzinho já trabalha na recuperação dos estragos causados pelas fortes chuvas do final de semana. Estima-se que em apenas três dias choveu uma média de 450mm, deixando somente no perímetro urbano mais de 200 famílias com suas casas alagadas.

Muitos estragos também ocorreram nas comunidades rurais. Estima-se que mais de 50 pontes e aproximadamente 170 bueiros foram destruídos pela chuva. Neste processo de levantamento e triagem, a Administração conta com o apoio dos profissionais da Secretaria Agricultura.

Sete equipes da Secretaria de Viação trabalham na recuperação no interior no município, onde se estabelecem prioridades por escala emergencial.  “Promovemos uma união de esforços entre as Secretarias Municipais com o objetivo de acelerar o processo de recuperação dos pontos destruídos pela chuva e que interferem diretamente nas atividades cotidianas da população rural, visto que muitas pontes e bueiros foram totalmente destruídas interrompendo o tráfego e inclusive isolando comunidades inteiras”, disse o prefeito municipal de Chopinzinho, Leomar Bolzani.

De acordo com o prefeito Leomar, neste primeiro momento a Administração Municipal está investindo aproximadamente R$ 100.000,00 em recursos próprios para a aquisição de novos tubos para a recuperação dos bueiros e estima-se a necessidade de aproximadamente R$ 400.000,00 na aquisição de madeira, vigas e pranchas para a reconstrução de pontes. “Devemos aqui ressaltar que a comunidade chopinzinhenses à medida que pode tem contribuído com doações de madeira para auxiliar o município neste trabalho emergencial”, afirmou.

O prefeito fez questão de destacar também toda a solidariedade e trabalho voluntário que Chopinzinho e principalmente, as famílias que tiveram suas casas alagadas no perímetro urbano, recebeu no domingo durante a enchente. “Recebemos neste momento de calamidade, um apoio muito grande de toda a comunidade chopinzinhense. Precisamos neste momento agradecer entre outras pessoas, a equipe da Defesa Civil, a Polícia Militar, a Paróquia São Francisco de Assis, as igrejas, os servidores municipais de diversas secretarias, entidades, clubes de serviço, associação de moradores, os empresários e cidadãos que colocaram seus veículos, caminhões, caminhonetes e sua mão-de-obra a disposição para o socorro das famílias no momento da enchente e também um agradecimento a todos aqueles que estão promovendo mobilizações para arrecadações de donativos ou doações diretas (alimentos, roupas, móveis, colchões, cobertores, madeira, entre outros) para as famílias atingidas pela enchente”, disse.

A Administração também possui três equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos atuando no perímetro urbano e mais duas direcionadas à limpeza das vias públicas e locais alagados, e, a outra exclusivamente no recolhimento de entulhos trazidos pelas águas.

Leomar Bolzani observou que os prejuízos em todo o município ainda estão sendo contabilizados. “Graças à demonstração de união e solidariedade do povo chopinzinhenses não tenho dúvida de que reconstruiremos tudo aquilo que as águas levaram. Acreditamos que a população de mãos dadas, aliada a força de seu trabalho fará com que juntos possamos vencer todas as dificuldades e amenizar o mais rápido possível o sofrimento das pessoas atingidas pela enchente”, disse.