Chopinzinho recebe certificação para indicar empresas ao SISBI

19/12/2019

É oficial: Chopinzinho está certificado para indicar empresas ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, SISBI. A assinatura aconteceu hoje (19), no Gabinete do Prefeito, e foi fruto de muito trabalho. Agora, o Sistema de Inspeção Municipal – SIM é reconhecido a nível nacional.

Para isso, desde 2018 a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente vem fazendo adequações necessárias, visitas e treinamentos, em especial por parte dos veterinários. A frente da pasta, Idevaldo Peretti conta que as inovações vieram principalmente na parte documental, porque não se tinha o hábito de registros, que são fundamentais para serem auditados. “Esta é uma data muito importante para o SIM do Município. O objetivo final é dar segurança alimentar ao nosso consumidor, para que esteja adequada a produção dos estabelecimentos”, explica.

Hoje são 9 empresas no SIM e 6 que estão na fila de espera e trabalham nas adequações. Ainda, 2 que estão pleiteando ir ao SISB. A partir de agora, o SIM está apto a indicar as empresas ao SISBI, porque o SIM está equivalente. “Agora estão aptos a fazerem indicações e cumpriram todos os pré-requisitos para ter esta equivalência. Eles indicam ao CONSAD, que faz auditoria nos estabelecimentos ”, diz Carla Sandri, Diretora do Programa SUAD, do CONSAD - Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul de segurança alimentar.