Administração Municipal entrega oficialmente nova cozinha industrial para AMR

11/12/2019

Um sonho gestado por 30 anos se tornou realidade para a Associação de Mulheres Rurais de Chopinzinho. Hoje (11) foi entregue para as associadas uma cozinha industrial completa, que vai proporcionar a estrutura necessária para cursos, aprimoramentos e produção. O investimento passou dos R$ 100 mil.

A cozinha teve seu espaço ampliado e adaptado dentro das normas da Vigilância Sanitária, com nova parte hidráulica e elétrica, móveis e equipamentos. “Com certeza é uma grande conquista para a AMR. Nós nos sensibilizamos com a causa, batalhamos e estamos entregando oficialmente mais um benefício para a comunidade e entidade, demonstrando a relevância da mulher na sociedade, para sua autonomia e para acreditarem na atividade rural”, diz o Prefeito Álvaro Scolaro, ressaltando o trabalho desenvolvido pela AMR, em especial no fornecimento da merenda escola das escolas do Município.

“É motivo de alegria e motivação para as associadas, que depois de uma longa batalha, temos a conquista da cozinha industrial. Vem proporcionar cursos profissionalizantes e, com isso, aprimoramento dos produtos vendidos na feira e merenda escolar”, explica a Presidente da AMR, Evanir Accorsi. A consequência do investimento, em última instância, reflete em mais renda para as famílias da agricultura familiar.

A Maria Tereza Remor, uma das fundadoras da AMR e presente na entrega, relembra as dificuldades do início, como a discriminação e desconfiança de outros grupos, além da falta de estrutura. “Antes, quando tinha um curso ou treinamento, trazíamos de casa os equipamentos - forno elétrico, liquidificador -, ou emprestava dos vizinhos. Hoje vamos poder fazer o que nós quisermos, o que é uma conquista muito grande”, diz.

A cozinha industrial é fruto do trabalho conjunto da Administração Municipal, Governo do Estado e AMR. A Prefeitura disponibilizou equipe para elaboração da parte técnica do projeto e da adequação do prédio. Como a integrante da EMATER, Márcia de Andrade, expõe, a conquista é o resultado da união e esforço das três instâncias, inclusive da EMATER como órgão estadual.

Para fortalecer ainda mais a associação e mulheres envolvidas, o próximo investimento tem data marcada. Com a colaboração da Prefeitura na elaboração, um novo projeto foi selecionado pelo Estado para receber um veículo refrigerado para entrega da merenda escolar, no valor de R$ 460 mil.