Centro de Educação Integral faz Dia da Família e Encerramento do Projeto "União faz a Vida"

21/11/2019

Ontem (20) o Centro Municipal de Educação Integral Maria Evanira Silverio fez o encerramento do Projeto “União faz a Vida” e o Dia da Família. Com isso, pais e responsáveis passaram algumas horas diferentes no espaço, conhecendo de perto alguns trabalhos que foram desenvolvidos ao longo do ano.

O Dia da Família tem a proposta de trazer a família para a escola. Nesta ocasião, eles participaram de algumas das oficinas que seus filhos cotidianamente frequentam. Cada sala foi adaptada para que tanto pais quanto crianças pudessem participar, aprendendo, brincando e se divertindo juntos. “Este é um momento importante em que enfatizamos a importância da família na escola, no aprendizado, apoio e incentivo para seus filhos, que faz a diferença para seu desenvolvimento”, conta o Prefeito Álvaro Scolaro.

Já o Projeto “União faz a Vida”, realizado em parceria com o Sicredi, é baseado em princípios como o de cooperativismo, cidadania e respeito, dentre outros. Ele teve início no mês de março, com a formação de 16 horas dos professores. Depois, partiram para visitações e pesquisas de campo, para ver o que as crianças queriam trabalhar. As descobertas foram variadas, indo desde o resgate de brincadeiras (como a peteca e carrinho de rolimã), de horta na escola, para alimentação saudável, até esclarecimentos sobre o bullying.

A Diretora Rafaela Morandi conta que, para realizar este último tópico, buscaram envolvimento com a APAE e com a Unati. “Mostrar para crianças as diferenças é muito importante. O projeto deu certo, agora para o próximo ano esperamos manter e ampliar a parceria”, diz. Quem também esteve presente no encerramento foi o Igor Moraes, assessor de desenvolvimento e cooperativismo do Sicredi. Ele ressaltou que o “União faz a Vida” é o principal programa de responsabilidade social da instituição hoje, em âmbito nacional. Disse também que envolve metodologia própria e desenvolve o currículo de modo diferente, o que beneficia o trabalho o professor em seu dia a dia.