Alunos do Centro de Educação Integral criam restaurante

14/11/2019

Com jantar e música ao vivo, o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvido pela Administração Municipal de Chopinzinho em parceria com o SEBRAE Paraná foi concluído na noite desta quarta-feira (13) no Centro Municipal de Educação Integral Maria Evanira Silvério. Na encerramento do trabalho foi apresentado o Restaurante DOS CHEFF’S.

Ao entrar na escola, era como chegar num restaurante de alto padrão, com direito a recepcionistas, garçons, música ao vivo, segurança, o chefe de cozinha junto aos convidados, mas toda essa estrutura era cuidada  pelos alunos participantes do projeto, com o auxílio das professoras.

“As crianças tinham o sonho de criar o restaurante e incentivamos. Para tornar realidade buscamos alguns parceiros para aquisição de alimentos, produzimos as verduras na nossa própria horta e utilizamos a estrutura da escola para desenvolver o projeto”, diz a diretora do Centro de Educação Integral, Rafaela Morandi.

Atento a cada movimento e ansioso com o trabalho, o aluno Felipe Maurício Moraes Chaves teve uma experiência nova e aprendeu alguns valores que vai levar para a vida. “Aprendi a trabalhar junto, saber arrumar um trabalho, se organizar. Minha função era cuidar dos alimentos”, comenta o aluno.

Chopinzinho está avançando no processo de educação ao trabalhar cooperativismo e finanças nas escolas. “Os temas que são trabalhados, inclusive educação financeira vão garantir a formação para o futuro dessas crianças. No ano que vem o governo vai implementar essa disciplina na grade curricular, mas em Chopinzinho já estamos trabalhando”, afirma o Prefeito de Chopinzinho Álvaro Scolaro.

O projeto é desenvolvido desde o começo do ano letivo em todas as escolas municipais de Chopinzinho. Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Roseli Lorenzi, “todos os alunos do primeiro ao quinto ano participam do projeto desenvolvido em parceria com o SEBRAE. Agora, nessa época do ano, as escolas apresentam os resultados, a exemplo desse desenvolvido no Maria Evanira”.