Você está em >

Notícias

Em primeira etapa, Campanha de Vacinação contra Sarampo foca nas crianças

18/10/2019

            Está acontecendo, em todo o Brasil, Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A Secretaria de Saúde de Chopinzinho já vem reforçando as vacinas. Nesta primeira etapa, o foco são apenas as crianças. Vale dizer que só é necessário fazer a vacina quem não está com o esquema de vacinação completo.

            Neste sábado (19) acontece o Dia D, quando os pais de crianças de 6 meses a 15 anos e que não fizeram a vacina, podem procurar as três unidades básicas de saúde da cidade e colocar em dia a Carteirinha. É necessário levar o Cartão SUS e a Carteirinha. Os pais que têm dúvidas também podem ir até as UBS para avaliação. Neste dia, as unidades funcionam das 8 às 11h30min e das 13 às 17h. Também, os pais podem procurar atendimento nos dias normais de funcionamento.

            O sarampo era uma doença erradicada no Brasil. Devido a imigração de pessoas não-imunizadas, voltou a aparecer. É uma doença infecciosa grave. É transmitida pelas vias respiratórias, como tosse, fala e mesmo respiração próxima a outras pessoas. Hoje, a única maneira de evita-la é com a vacina tríplice viral - que também protege contra rubéola e caxumba – e que faz parte do calendário nacional de vacinação.

            A segunda etapa será voltada para pessoas até 29 anos e profissionais da saúde, de 18 a 30 de novembro. Adultos só precisam se vacinar se não tiverem com o esquema de vacinação completo. Vale lembrar que algumas pessoas receberam a vacina como dupla viral ou tetra viral. Pessoas de 1 a 29 anos de idade devem tomar duas doses.

A orientação é de que em caso de sintomas, o paciente deve procurar atendimento médico. “A vacina do sarampo faz parte do calendário de rotina de vacinação. Logo, acredita-se que quem estiver com vacinação em dia, está com tudo adequado”, ressalta a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Lídia Simionatto. A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação e de todos conferirem suas carteirinhas para verificar se estão devidamente imunizados.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho/



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho