Administração Municipal faz entrega de 2ª leva de Tanques de Expansão

11/10/2019

Atender demandas do pequeno produtor rural e fortalecer a cadeia do leite em Chopinzinho: são estes os objetivos principais que motivaram a Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, a entregar hoje (11) quinze tanques de expansão. Foram R$ 75 mil de recursos próprios investidos nesta etapa.

“Se o Município não agisse, muitos desistiriam da atividade. Tendo esta sensibilidade, esta já é a 2ª leva de tanques de expansão, onde queremos atender principalmente os pequenos produtores”, destaca o Prefeito Álvaro Scolaro. Como Chopinzinho é essencialmente agrícola e tem no leite uma base forte da economia, este é mais um incentivo para o homem do campo permanecer em suas atividades. Vale lembrar que o uso de Tanques de Expansão está se tornando obrigatório, por isso a necessidade de atendimento aos pequenos produtores que não teriam condições de adquirir o equipamento.

O produtor Francisco Neckel, da Linha Baía, foi um dos contemplados com tanque de expansão. “É muito bom, porque os pequenos produtores precisam disto, porque o leite tem altos e baixos e o colono precisa de incentivo. Muito boa esta ajuda”, diz, explicando que em sua propriedade (que produz 50 litros por dia), é do leite que vem a renda para todas as despesas da família. Para participar, cada produtor teve que se inscrever através de Chamamento Público. A posição na fila foi determinada pela pontuação alcançada, se considerando critérios de prioridade estabelecidos.

Entre as duas etapas, já são 25 famílias atendidas, de diferentes comunidades do Município.  “Os tanques são uma ferramenta a mais para que o produtor consiga alcançar a qualidade mínima exigida pelos laticínios”, expõe o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Idevaldo Peretti.

A iniciativa veio para colaborar com a instrução normativa Nº 62 do Ministério da Agricultura, de 2011, e o Decreto Nº 5.741, de 2006, que tratam das exigências quanto aos produtores de leite, estabelecendo que o armazenamento do produto deve ser feito imediatamente após a ordenha, neste equipamentos, que são os tanques de expansão. Isto para abaixar rapidamente a temperatura e impedir a proliferação de bactérias, garantindo a qualidade.

As entregas dos tanques de expansão fazem parte de um projeto mais amplo, que engloba diferentes aspectos de fortalecimento da cadeia leiteira de Chopinzinho. Temos o “Mais Leite”, com melhoria de pastagens; o “Leite Ideal”, para administração das propriedades e mais de 1 milhão em equipamentos entregues às associações de produtores.