Programa Mais Leite entra na terceira etapa

03/10/2019

Incentivar a permanência das famílias no interior e aumentar a produção de leite. Desde 2017, o “Programa Mais Leite” criado pela Administração Municipal de Chopinzinho, tem mudado a realidade de mais de 220 famílias. Em sua terceira etapa, o programa vai beneficiar 67 produtores, que podem receber até R$ 3 mil, em insumos agrícolas para melhorar a pastagem e assim, produzir mais leite.

Para o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro, “estamos investindo na propriedade, nos produtores, porque entendemos a importância que esse produto [leite] tem nas atividades das pequenas propriedades. Com esse investimento da Administração na adubação da pastagem, aumenta a produção, gera mais renda para família e dinheiro que movimenta o comércio local”.

A entrega dos insumos aconteceu no dia 30 de setembro, durante evento realizado no Anfiteatro municipal. O “Programa Mais Leite” prevê a recuperação das pastagens, com até R$ 3.000,00 por beneficiado. Além disso, durante o ano de participação há o acompanhamento técnico da equipe da Secretaria de Agricultura. Cada produtor tem o compromisso de aumento de 25% na produção ao longo do ano, quando atinge meta não precisa devolver o recurso.

“Foi o melhor incentivo que o prefeito fez voltado ao pequeno produtor. A gente não tem condições de comprar todos os insumos, então o programa alavanca a produção e leite, o pessoal tem falado bem do programa porque é uma ajuda grande”, comenta o agricultor, Diolmar Guilardi, morador na Comunidade de Vila Rural.

Quando o agricultor efetua a inscrição no programa, é realizado a analise de solo, a partir desse estudo a Secretaria de Agricultura define o quanto de cada produto será necessário repassar. Segundo o Secretário da pasta, Idevaldo Peretti, “conforme analise realizada, estamos entregando a cada produtor Calcário, Fósforo, Potássio e Ureia. Algumas propriedades recebem os quatro produtos e outras somente o que o estudo apontou”.