Campanha do Outubro Rosa inicia no próximo sábado

26/09/2019

Com a chegada de um novo mês, vem com ele o início da Campanha do Outubro Rosa, voltada para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero. A programação começa já neste sábado, junto com o evento “Brincar é coisa séria”, promovido pelo CMEI Criança Esperança.

Para o sábado à tarde, a partir das 13 horas na Unidade Básica Central, será possível realizar testes rápidos, coleta de preventivos, solicitação de mamografias, avaliação bucal, orientações e atualização de carteira de vacinação. Ao longo de todo dia, nas UBS Frei Vito e Nossa Senhora Aparecida também será possível fazer preventivo.

Mas este não será o único dia com atendimento especial. Os sábados 05 e 19 de outubro também serão de atendimento, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h, nas três UBS`s urbanas. Também, todas as terças e quintas-feiras terão horário estendido de funcionamento, exclusivo para mulheres das 17 às 19 horas.

“Reforçamos para as mulheres que ainda não coletaram seu preventivo e estão nesta faixa etária que procurem as unidades básicas de saúde”, salienta o enfermeiro Fábio Andreolli. Em 2019, já foram realizados 1300 exames de preventivo, sendo que a meta do Município é de no mínimo 1600, que devem ser alcançados ao longo da campanha.

A orientação é de que as mulheres sexualmente ativas façam o preventivo 1 vez ao ano e mamografia a partir dos 50 anos, a cada 2 anos. “O câncer de mama é  oque amis mata mulheres no brasil, por isso da importância de fazer os exames de rotina, de mama e preventivo. A cura chega a 100% quando o diagnóstico é feito no início da doença e o outubro rosa é justamente para dar maior ênfase à prevenção”, explica a médica ginecologista Deize Cenci.

Ainda para a Campanha do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde vai realizar a “Feira da Saúde”, de 07 a 11 de outubro. Será em frente ao Supermercado Cenci, e no local será feito testes rápidos de sífilis e HIV, orientação às mulheres e encaminhamento para mamografia.