Dentistas também participam de visitas a recém-nascidos

18/09/2019

Quando um bebê nasce, são muitos os testes realizados para garantir a saúde da criança ao longo de sua vida, fundamentais para diagnósticos precoces, como do pezinho e da orelhinha. Ainda pouco conhecido, um dos testes é o linguinha, feito por dentistas.

Em Chopinzinho, as equipes do Programa Saúde da Família contam com diversos profissionais, entre eles, cirurgiões-dentistas. Nas visitas aos recém-nascidos, é feita a orientação básica de higiene bucal, amamentação, são conferidos defeitos congênitos na boca como fendas labiais e palatina e a anquiloglossia (freio lingual encurtado), que é feito através do teste da linguinha. Esta visita, feita na primeira semana após o parto, favorece uma maior aproximação com o indivíduo e a comunidade, executando uma avaliação global e de risco da criança a não conseguir realizar o aleitamento materno.

Em caso de diagnóstico positivo no teste da linguinha, os bebês são encaminhados para cirurgia, realizada na Unidade Básica de Saúde do Frei Vito. “É extremamente importante o diagnóstico precoce, pois a cirurgia de frenectomia lingual é muito mais simples e menos invasiva antes do primeiro ano de vida”, explica a dentista Mônica Zanolla, coordenadora de saúde bucal do Município.