Festival Canta Terra se encerra marcado por sucesso de público

17/09/2019

O Centro Comunitário São Francisco de Assis foi o palco de dias de muita música e talento, quando Chopinzinho demonstrou mais uma vez o quanto gosta do Festival Canta Terra. Nas três noites de competição a população se fez presente e contribui para recorde de público. Mais de 3000 pessoas prestigiaram o evento, da zona urbana, rural e de toda a região.

O fim da competição traz um gosto de “quero mais”. “A gente sabe que as pessoas precisam de uma oportunidade e nós demos essa oportunidade, os nossos talentos se apresentaram, nos impressionaram pela qualidade das apresentações e temos certeza que o Festival se consolida como um dos principais eventos culturais do sudoeste do Paraná”, ressalta o Prefeito Álvaro Scolaro. Foram R$ 18 mil reais em prêmios para os melhores colocados, além de troféus para todos os participantes.

Em 2018 o Canta Terra recebeu um prêmio de âmbito estadual, que reconheceu a iniciativa de sucesso. “O prêmio que ganhamos representa muito. Sabemos que o titulo é mérito de todos os envolvidos”, diz a Diretora do Departamento de Cultura, Gracielli Demartini, destacando que sobem ao palco os grandes talentos do nosso Município e que o público demonstra o quanto gosta de música e da nossa tradição de festivais.

Com isso, para a edição 2019, foi investido ainda mais no aprimoramento técnico da competição, conversando com o crescimento do nível dos candidatos. Um exemplo foi o uso de fones de ouvido pelos jurados, que, deste modo, conseguem captar mais detalhes de cada apresentação, permitindo notas ainda mais justas.

39 crianças e adolescentes selecionadas nos Mini Festivais das escolas participaram da categoria infanto juvenil. E assim, o palco foi a reta final de dias de muita preparação para os cantores. “Eu tinha que ensaiar no mínimo uma vez ao dia, e nas aulas era mais puxado. Treinei maneiras de segurar o microfone, postura, tudo para melhorar a apresentação” conta a 2ª colocada na categoria Infanto juvenil, Maria Eduarda Kohl, de 12 anos, do Colégio Bom Jesus.

Já nas categorias para adultos, foram 25 pessoas na gospel/popular e 25 na sertaneja/tradicionalista. “A emoção é indescritível, o coração bate forte na hora, por mais que que a gente esteja há anos na estrada. A emoção sempre é diferente cada vez que você sobe ao palco” revela Luiz Alves, da dupla com Junior, vencedores na categoria sertaneja/tradicionalista.

Vencedores da categoria Infanto juvenil:

Marcela Luiza Besson

Maria Eduarda Kohl

Tainá Benites

Maria Eduarda Lima de Souza

Letícia Lucas da Silva

Vencedores da categoria gospel/popular:

Valmir  Oliveira

Roberto Carlos

Daiana Pessati

Nilson Santos

Jhonas Silva