Programa Atenção Integral à Saúde do Idoso foi lançado em Chopinzinho

05/05/2014

A Administração Municipal de Chopinzinho através da Secretaria de Saúde lançou na semana passada, em uma cerimonia realizada nas dependências do Clube do Vovô, o projeto de Atenção Integral à Saúde do Idoso.

Na ocasião, o prefeito municipal, lembrou que promover ações voltadas ao atendimento e bem estar das pessoas na terceira idade é um compromisso assumido com a comunidade chopinzinhenses. “Este Programa de Atenção Integral à Saúde faz parte de um plano de ações especificas voltadas aos serviços públicos de atendimento a saúde direcionados aos idosos. Este trabalho vem a complementar o atendimento especializado viabilizado pelo município através da contratação de um médico geriatra”, afirmou.

O Prefeito destacou ainda que este programa está agregando uma série de atendimentos complementares no setor de saúde com o objetivo de garantir aos chopinzinhenses um envelhecimento saudável, preservando o respeito e a integridade dos idosos.  “Temos o dever de contribuir para que mais pessoas alcancem idades avançadas principalmente em respeito e valorização as inúmeras contribuições à história do município. Estas pessoas trabalharam em épocas desprovidas de tecnologia no sustento de suas famílias e desenvolvimento da sociedade chopinzinhense”, disse.

O Programa
De acordo com o secretário de saúde é considerado idoso toda pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Chopinzinho possui atualmente aproximadamente 12% de idosos do seu total populacional. “Possuímos 100% do nosso território coberto por equipes de Saúde da Família e a Política Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa vai entre outras coisas, facilitar o acesso dos idosos aos diversos níveis de complexidade da atenção básica de saúde; promover melhora nas condições de saúde da população idosa, através das práticas de prevenção, promoção, tratamento e reabilitação; investir na qualificação dos trabalhadores, especialmente no que se refere à saúde da pessoa idosa; orientar, através de oficinas organizadas pelo NASF, os familiares de pessoas idosas sobre o processo de cuidado dos indivíduos acamados ou que necessitam de ajuda nas atividades da vida diária; garantir a integralidade das ações voltadas ao idoso através do trabalho de uma equipe multiprofissional, composta pelas equipes de Saúde da Família e NASF, bem como os demais setores públicos e da sociedade; estimular hábitos de vida saudáveis, através da alimentação, atividade física, cessação do tabagismo e etilismo, uso correto dos medicamentos, avaliações periódicas com médico e dentista; melhorar a autoestima da pessoa idosa e fornecer informação sobre os direitos dos idosos e alertá-los sobre a violência que possam vir a enfrentar na família e comunidade”, ressaltou.

Ações previstas
Compõem o Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiros; fisioterapeutas; nutricionista; odontólogos; educador físico; psicóloga; assistente social; fonoaudióloga e farmacêutica. Além dos profissionais da Secretaria de Saúde, integram o programa o Conselho Municipal do Idoso, as demais Secretarias da Administração Municipal, Lideranças Locais, Igrejas, Clube do Vovô, entidades e usuários dos serviços de saúde.

Consta no projeto intitulado “Caminhando Juntos com a Melhor Idade”,  coordenado pela enfermeira da Secretaria de Saúde, ações de acompanhamento das equipes de ESFs à população adscrita no território, realizando consulta, acompanhamento, visita domiciliar, encaminhamentos, educação em saúde, ações de prevenção e promoção da saúde, tratamento e reabilitação; a referência no atendimento ao idoso através da atuação de um médico clínico, cursando a especialidade de geriatria; atendendo 15 horas semanais e com cronograma disponível para uma equipe por dia de atendimento. Os pacientes são encaminhados através da guia de referência. Os grupos terão encontros mensais, com no máximo 25 cuidadores, em local a definir, em horário comercial; a prática de atividades físicas nas Academias da Terceira Idade e em breve junto a Academia da Saúde onde serão reservados horários programados para o atendimento de idosos, com acompanhamento de educadores físicos.