Curso de Horticultura encerra com participação de 15 produtores rurais

06/09/2019

Capacitação é fundamental para o fortalecimento das propriedades rurais. Pensando nisso, a Administração Municipal em parceria com o Sindicato Rural Patronal e SENAR ofertaram curso de Horticultura, que se encerrou ontem (06). Foram 15 produtores rurais que completaram o curso, que iniciou em fevereiro.

O curso faz parte do Programa “Horti Mais”, que conta com 13 cursos de Horticultura. Esta primeira etapa foi “Boas práticas agrícolas”. O professor Solivan Rosanelli, explica que o conjunto de cursos visa capacitar os agricultores na produção de hortaliças, desde a higienização até a própria produção do alimento. “É uma cadeia de cursos para que, no final, saiba fazer manejo de qualidade”, diz. O curso foi teórico e também prático, com visitas a cada propriedade.

O Prefeito Álvaro Scolaro lembra que a Secretaria de Agricultura investe em diferentes frentes de trabalho. “Um dos objetivos foi a horticultura. A capacitação foi para que os produtores estejam preparados e que tenham informações, com isso produzindo produtos de melhor qualidade e agregando renda em suas propriedades”, explica. Este é um dos focos, com a Administração Municipal sempre buscando atender as necessidades dos produtores.

Indionara Morgenstern foi uma das concluintes da primeira etapa do Programa. “A experiência foi bem gratificante, muita coisa que estávamos fazendo errado a gente passou a conhecer melhor, até mesmo a que caminhos seguir. Qual direção ir para melhorar a produção, com qualidade e sanidade”, afirma, revelando que, também, contribui para engrandecer o curso a troca de experiências entre os próprios produtores. A representante do Sindicato Rural Patronal presente na conclusão, Claudia Acorsi, fala que são mais de 250 cursos a disposição. “Visamos fortalecer e unir a classe rural. Temos o intuito de ajudar o produtor rural no que ele precisa, e sempre estamos a disposição”, expõe.