Vigilância em Saúde realiza fiscalização junto a mercados

27/08/2019

A Secretaria de Saúde de Chopinzinho, através do Departamento de Vigilância Sanitária, realizou de julho a agosto a operação de fiscalização “Vigilância em Saúde do Consumidor”. Foram inspecionados 12 estabelecimentos, de grande, médio e pequeno porte.

Neste ano foram apreendidos 813 produtos vencidos em área de venda. Os produtos encontrados com o prazo de validade vencidos foram apreendidos, sendo registrados em termo de apreensão da Vigilância Sanitária. Todos os produtos vencidos foram armazenados, passarão por avaliação técnica e posteriormente seguirão para a incineração.

Além das inspeções em relação aos produtos fora do prazo de validade em área de venda, a Vigilância também avaliou condições gerais dos estabelecimentos. Foram observadas condições de armazenamento dos alimentos, temperatura, presença de pragas, validade dos produtos, higiene do local, boas práticas de manipulação e transporte adequado. As inspeções são realizadas anualmente em áreas de venda de produtos alimentícios do município.

A segurança alimentar é um desafio atual e a Vigilância Sanitária exerce papel fundamental no processo de fiscalização, regulação e monitoramento, atuando para garantir produtos, alimentos e serviços mais seguros para a população e a saúde do consumidor. “Nos cabe fiscalizar os supermercados anualmente, aplicar sanções nos casos de infrações graves e reincidências, visando a qualidade alimentar de todo a nossa população. A população é o vigilante diário e quem levar para casa um produto vencido, pode fazer a troca no estabelecimento, apresentando o produto e o tíquete de compra”, explica a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Sandra Toigo.

Para maiores informações, a Vigilância destaca que está a disposição da população, no novo endereço Rua Santos Dumont, nº 3883, ou no telefone 3242-1533.