Secretaria promove ação do Agosto Azul durante FACEC

16/08/2019

Neste mês, é a vez dos homens terem um olhar especial para sua saúde. Para isso, a Secretaria de Saúde promove, assim como todo o Paraná, a Campanha do Agosto Azul. Além dos atendimentos nas unidades de saúde, os homens vão poder ter orientação facilitada durante a Liquida FACEC, que acontece hoje (16), amanhã e domingo no Centro Comunitário São Francisco de Assis, em um stand específico sobre o tema.

A ideia é aproximar a informação cada vez mais da população masculina, que historicamente procura menos os serviços de saúde em relação às mulheres e crianças. No stand estarão profissionais da Secretaria de Saúde, trazendo orientações sobre o exame de PSA (câncer de próstata), hipertensão, obesidade, diabetes e câncer bucal. Quem quiser participar, é só ir até o local e conferir as informações.

A Campanha do Agosto Azul visa à conscientização sobre a saúde do homem, em especial para prevenção do câncer de próstata e doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, obesidade, o tabagismo e alcoolismo. O médico Daniel Domenico explica que “devemos ressaltar a saúde do homem, pensando em doenças que são mais prevalentes, mais que o câncer de próstata propriamente dito. As doenças cardiovasculares, por exemplo, se pegar as causas de morte no Brasil hoje, aproximadamente 30% são relacionadas, como infarto e AVC, e precisam de um cuidado mais intenso”.

Durante todo o mês de agosto as unidades de saúde estão desenvolvendo atividades de prevenção na saúde do homem. Procure sua unidade de referência, confira a programação e participe.