UBS Nossa Senhora Aparecida realiza Chá de Bebê para as gestantes

15/08/2019

O dia 15 de agosto é lembrado como o Dia da Gestante. Em comemoração à data e alusão à Campanha do Agosto Dourado, de aleitamento materno, a Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora Aparecida realizou ontem (14) um Chá de Bebê para as gestantes atendidas. Estiveram mais de 40 gestantes na ocasião.

As programações do dia começaram com uma palestra, feita pelo SAMU, sobre engasgo. Depois, pela enfermeira da UBS, houve um momento especial sobre aleitamento materno. Na sequência, foram sorteados brindes e todos compartilharam do chá preparado para o momento. “Com a ação, visamos valorizar as nossas gestantes, mostrar que são muito importantes para nós, profissionais da saúde. Pela grande adesão, percebemos que nossas expectativas foram alcançadas e conseguimos proporcionar um momento educativo e de descontração”, explica a enfermeira da UBS, Danieli Fontana.

A ideia de um Chá veio pela tradição de realizar um Chá de Bebê para as grávidas. Já a escola dos temas a serem abordados passou, primeiramente, do medo das mães de primeira viagem sobre os engasgos. O SAMU abordou os primeiros atendimentos que devem ser realizados, em diferentes casos, além de como e quando acioná-los.

Já o aleitamento materno surge como tema importante para a saúde da criança e vínculo entre mãe e bebê, relembrado na Campanha do Agosto Dourado. Foram abordadas questões como o aleitamento exclusivo até os 6 meses do bebê, dos anticorpos, benefícios no desenvolvimento da vida infantil e adulta, redução de doenças como resfriados, obesidade e hipertensão, além da oportunidade das mães presentes sanarem dúvidas.

Vale lembrar que as gestante de Chopinzinho também contam o programa “Mãe Chopinzinhense”, que realiza encontros mensais na Academia da Saúde e no próprio hospital. A participação é gratuita e, a cada reunião, diferentes aspectos da gravidez e cuidado com os filhos são explicados. As interessadas podem conhecer mais sobre e os cronogramas conversando diretamente na sua unidade de saúde de referência.