Administração Municipal realiza acompanhamento com os pais dos quíntuplos

31/07/2019

O jovem casal chopinzinhense, Anieli Kurpel e Luis Fernando Araújo, que aguardam a chegada de cinco filhos foram transferidos no dia 22 de julho para Hospital do Rocio, um dos maiores do Brasil, localizado na cidade de Campo Largo, no Paraná. Por se tratar de uma gravidez de alto risco e já entrando na vigésima quarta semana de gestação, a medida foi adota visando proporcionar maior segurança ao casal e aos bebês.

Segundo a Secretária de Saúde, Vilmarize Buffon, “houve uma preocupação da secretaria e da regional de saúde quanto ao nascimento das crianças, em virtude dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em conversa com a Secretaria de Saúde do Estado foi decido a transferência da Anieli”.

Desde o início da gestação, o município tem disponibilizado todo o acompanhamento necessário ao casal. “A partir do momento da confirmação da gravidez, disponibilizamos toda estrutura da secretaria de saúde, com uma equipe que faz visita domiciliar, fornecimento de alguns medicamentos e também o planejamento e busca por um local adequado para o nascimento dos bebês”, comenta o prefeito Álvaro Scolaro, que esteve terça-feira (30) visitando os jovens em Campo Largo, junto da Vilmarize e da Secretária de Assistência Social, Gislaine Galeazzi.

Esse é o primeiro caso de gravidez de quíntuplos registrado no Paraná. O fato tem despertado a curiosidade de muitas pessoas, principalmente da equipe que acolheu Anieli e Luis no hospital do Rocio. “A gravidez de quíntuplos acontece uma vez em cada 65 milhões. É um fato que nos traz uma abordagem feliz e vai transcorrer tudo bem. A equipe está preparada para dar toda atenção que for necessária”, afirma o Sócio e Médico Ginecologista e Obstetra, Carlos Muller Neto.

Com ampla estrutura, o Hospital possui capacidade para realizar 4.000 atendimentos ao mês, com enfoque em alta e média complexidade. Também conta com 26 salas de cirurgia, e o maior número de leitos de UTIs neonatal da América latina, 105 ao todo. “O nosso hospital é referência no Paraná e a nível nacional. Hoje temos uma grande estrutura para receber os quíntuplos. Ao todo contamos com 2.800 profissionais”, diz a Gerente de Enfermagem, Lidia Maria Ferreira.

Anieli vem realizado vários exames desde a chegada a Campo Largo. Um dos procedimentos, o qual será feito semanalmente, analisa o desenvolvimento do feto e saúde dos bebês. Segundo a Médica Ginecologista e Obstetra, Alexandra Pires Grossi, “todos os fetos estão com pesos adequados para o tempo de gestação. Todos os líquidos e espaços estão bons, as placentas também. Agora ela terá um acompanhamento de imagem semanal. Na medida que eles crescerem e demandarem mais oxigênio, isso precisa ser aumentado, podendo ser diário”.

Durante os exames o casal teve uma surpresa. Descobriu que ao invés de quatro meninos e uma menina, serão três meninos e duas meninas. “A gente ainda não tem um nome, teremos que pensar um pouco. Foi uma novidade que apegou todo mundo de surpresa”, explica Araújo.

O casal reside em uma casa de apoio, a poucos metros do hospital, os custos são mantidos pelo município de Chopinzinho. Para Anieli, “apesar de estar longe da família, amigos, aqui estamos mais confiantes, até por ficar perto do hospital. O hospital e médicos nos passa muita confiança. Em Chopinzinho e Pato Branco também recebemos muita atenção”.

Eles lançaram um desafio no Instagram (Quíntuplos do Paraná), a população pode ajudar a escolher o nome da nova integrante da família.