Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira, 23

23/04/2014

A Secretaria Municipal de Saúde de Chopinzinho iniciou nesta quarta-feira, 23, a campanha de vacinação contra a gripe. As vacinas estão sendo aplicadas na Unidade Central e no posto de saúde do Bairro Nossa Senhora Aparecida, das 09:00 às 11:00 e das 13:00 às 16:30 horas. Nas comunidades rurais a vacinação acorre no dia de funcionamento do Programa Estratégias Saúde da Família.

Devem ser vacinados idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas conforme listagem definida pelo ministério da saúde e a população indígena. Todos devem apresentar a carteira de vacinação e o cartão SUS.

As doenças definidas pelo Ministério da Saúde para vacinação são: doenças respiratórias crônicas, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados. “Os portadores de doenças crônicas que não estão cadastrados nos programas de controle do SUS, necessitam de prescrição médica que especifique o motivo da indicação da vacina”, observou a enfermeira Francieli Fontana Fantinato.

No sábado, 26, os postos de saúde do Centro e do Bairro Nossa Senhora Aparecida estarão abertos para vacinação das 08:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas. “Teremos um ponto em frente ao Supermercado Cenci para vacinação neste mesmo horário”, disse.

Paralela à vacinação, a Secretaria de Saúde estará realizando no sábado, 26, uma campanha com foco no incentivo a higienização da primeira dentição crianças de 06 meses a 01 ano de idade e na adesão ao Programa Clínica do Bebê.

A abordagem à população será realizada na Unidade Central e posto de saúde do Bairro Nossa Senhora Aparecida, pelos cirurgiões dentistas da Administração Municipal.

De acordo com a coordenadora saúde bucal, Sheyla Schneider Bertella, os idosos receberão uma avaliação na mucosa bucal e informações sobre o Câncer Bucal e divulgação do Programa Odonto Sesc. “Todas as crianças e idosos que participarem da Campanha de Vacina participarão também da avaliação bucal. Pedimos para que não percam essa oportunidade”, garantiu.