Prefeitura reinaugura UBS em Santa Maria e na Comunidade de Mato Branco

29/07/2019

Aproximar o sistema de saúde das pessoas e proporcionar atendimento de qualidade. Na busca de sempre melhorar o setor em Chopinzinho, a Administração Municipal realizou no sábado (27), a reinauguração de duas Unidades Básicas de Saúde, uma em Santa Maria e outra no Mato Branco. Com recursos próprios, o município investiu R$ 50 mil nas reformas.

“Os pacientes que procuram as unidades de saúde dessas comunidades contam agora com um ambiente apropriado, aconchegante e os funcionários poderão trabalhar com facilidade, promovendo ainda mais a proximidade da saúde com a comunidade”, diz o prefeito de Chopinzinho, Álvaro Scolaro.

A primeira UBS entregue foi em Santa Maria, na parte da manhã e contou com a participação do Chefe da 7º Regional de Saúde de Pato Branco, Anderson Nezello e do Assessor da Casa Civil do Paraná, José Ronaldo da Silva. “Nesse ponto o gestor entendeu. Inteligentemente colocou e aproximou a comunidade através de suas equipes”, afirma Nezello, ao destacar o trabalho de descentralizar o atendimento de saúde, deslocando equipes de médicos e enfermeiros para as comunidades mais distantes do perímetro urbano.

Há anos que a estrutura não era reformada. Alguns moradores de Santa Maria acreditavam que a UBS seria desativada. “Os moradores que mais precisam do posto são aqueles mais humildes, alguns não possuem carro para se deslocar até a cidade, esses seriam os mais afetados. Por isso agradecemos o empenho da equipe do Álvaro pela revitalização do posto e por manter a unidade na comunidade”, destaca o representante da diretoria, Antônio Marques Alexandre.

A UBS de Mato Branco entregue no período da tarde, recebeu investimentos de R$30 mil. O ex-vereador, Alceu Ferreira foi uma das lideranças que solicitou e defendeu a revitalização da estrutura. “No tempo que exercia o mandato de vereador tinha feito o pedido, mas o Álvaro teve mais sensibilidade que os prefeitos anteriores e conseguiu fazer as melhorias no posto. Essa reforma é muito boa para a comunidade, as pessoas não precisam ir até a cidade para consultar, já que temos uma unidade de saúde próxima da população”.

Em Santa Maria tem atendimento médico toda quinta-feira, na Comunidade de Mato Branco o atendimento acontece nas quartas-feiras, sendo que na segunda e quarta-feira  é realizado atendimento odontológico. Segundo a Secretária de Saúde, Vilmarize Buffon, “nas unidades do interior também acontece a coleta do preventivo, atendimento das ACS (Agente Comunitário de Saúde) e toda promoção e prevenção a saúde”.

As entregas também contaram com a participação dos vereadores Marcos Monteiro e Nereu Hengen, lideranças das comunidades e integrantes da Secretária de Saúde.

Investimentos na saúde

O setor de saúde em Chopinzinho tem ganhado atenção no dois últimos anos. Com mais de 30% dos recursos destinados a pasta, a Administração Municipal já revitalizou três Unidades Básicas de Saúde, e nas próximas semanas deve entregar outras três, sendo uma na Comunidade de Gramados, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, além da UBS Central. Os investimentos nas revitalizações somam R$ 600 mil.

O município também atingiu no mês de junho a marca de 1.400 cirurgias eletivas realizadas no período de dois anos e meio. Zerando uma fila de espera de mais de seis anos.