Propriedades do turismo rural participam de curso de primeiros socorros

11/06/2019

O Departamento de Turismo de Chopinzinho vem ofertando diversos cursos para as propriedades que fazem parte do roteiro de turismo rural. Agora, foi a vez dos participantes conhecerem um pouco mais sobre primeiros socorros. O curso aconteceu durante toda à tarde de ontem (10), no Auditório da Prefeitura.

Quem esteve à frente dos aprendizados foi a equipe do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com sua escola itinerante. “A ideia é a prevenção: vamos receber um ônibus com 40 pessoas, digamos que alguma pessoa tem um problema cardíaco, o que a gente faz? Quem devemos contatar? O que fazer até que chegue a ajuda especializada?” conta a Diretora do Departamento de Turismo, Karin Gnoatto. A ideia do curso surgiu no diagnóstico realizado em 2018, quando os proprietários levantaram esta demanda.

Foi abordado como o serviço de emergência funciona, maneiras de prevenção, como deve ser o pedido de ajuda e procedimentos que podem ser feitos para evitar acontecer algo mais grave, até chegar a ajuda. O foco é ter o conhecimento para completo atendimento dos turistas, que podem estar em locais isolados, como trilhas, onde acidentes, alergias, animais peçonhentos, afogamentos, entre outros, também podem acontecer. Na oportunidade do curso, também puderam tirar dúvidas diversas que abrangem o assunto.