CAPS organiza Festa Junina para pacientes

11/06/2019

Na última sexta-feira, 07, os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Chopinzinho participaram de um momento diferente. Aproveitando a época do ano, a equipe organizou uma Festa Junina, para integração social. O momento teve quadrilha, gincana e comidas típicas – como bolo, pipoca, pinhão e cachorro quente.

“É importante que eles se sintam livres para dançar e comer, principalmente, se socializar. Durante o ano conhecemos cada um deles, temos todo um cuidado e carinho para fazer. É simples, mas para eles já é grande coisa”, explica a terapeuta ocupacional do CAPS, Patrícia Cecílio. As comidas e decorações são organizadas por toda a equipe, com colaboração dos próprios pacientes, que fazem parte dos enfeites nas aulas de artesanato.

Com a ação, o objetivo principal é a sociabilidade dos pacientes, que devem ter autonomia para ação em diversos aspectos das suas vidas. Para isso, eventos de integração fazem parte regularmente das atividades desenvolvidas pelo CAPS, acontecendo ao menos a cada dois meses. “Alguns voltam a trabalhar, já receberam alta. Ficamos felizes com este propósito, já que o importante não é a festa em si, mas o resultado que ela traz”, ressalta Patrícia. A equipe varia com opções como cinema, saídas para sorvete, visitas e festas de aniversário e datas comemorativas, como a Festa Junina.