Chopinzinho participou do Seminário das Agências do Trabalhador

31/03/2014

A servidora pública da Administração Municipal de Chopinzinho, Idete Ana Bordin, participou do 1° Seminário Estadual das Agências do Trabalhador, que foi realizado nos dias, 20, 21 e 22 de março, no Sesc Caiobá, com a participação de mais de 400 gerentes e técnicos das Agências do Trabalhador e dos escritórios regionais da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

A construção do Sistema Único de Trabalho e os desafios da qualificação profissional no Estado foram os principais temas debatidos durante o seminário. Um grupo técnico foi criado pelo ministério para discutir a criação do Sistema Único do Trabalho que já definiu as ações e políticas que serão contempladas e analisa as competências da União, Estados e municípios e o cofinanciamento das políticas públicas.

Na ocasião, mudanças no Portal MTE Mais Emprego foram anunciadas. A partir de abril estarão disponíveis informações sobre vagas e ofertas de emprego, entre outros serviços e a inclusão da função de atendente do MTE na Classificação Brasileira de Ocupações. Uma das alterações é que os formandos do Pronatec serão automaticamente inseridos no portal, objetivando a inclusão no mercado de trabalho com agilidade e rapidez. Outro passo importante é que o Ministério definirá a ocupação de atendente do MTE  e com base nela, projetos de qualificação para os servidores dos postos do SINE serão desenvolvidos.

Sobre a importância da qualificação profissional, dados foram apresentados. O Governo do Paraná matriculou neste ano na rede estadual de educação 77.112 alunos em cursos técnicos profissionalizantes. São 55 opções de cursos técnicos gratuitos em 355 escolas do Estado, em 184 municípios. Segundo informações divulgadas durante o seminário, o Paraná tem vagas suficientes para qualificar os trabalhadores. No entanto, é necessário adequar o perfil do trabalhador ao curso por ele desejado.