Rede de água está sendo construída no Loteamento AABB

05/06/2019

Os moradores do Loteamento AABB de Chopinzinho estão recebendo as obras de instalação da rede de água. São 27 ligações, que no primeiro momento vai atender 12 famílias. Os trabalhos seguem até sexta-feira (07). O investimento foi possível devido uma parceria da Administração Municipal de Chopinzinho, Sanepar, Ministério Público e Câmara de Vereadores, que através de uma liminar conseguiram aval para realizar a obra no loteamento, o qual está irregular.

Segundo o prefeito Álvaro Scolaro, “essas famílias foram vítimas de uma pessoa que fez esse loteamento sem cumprir as exigências de infraestruturas mínimas, causando assim, transtorno aos moradores. Em 2017 entramos com um processo judicial para resolver esse problema, e hoje estamos executando essa importante obra, levando água de qualidade para as pessoas”.

O tema ganhou força dias atrás, quando os moradores procuraram a Câmara de Vereadores e conversaram com Rogério Pereira e o vereador Nereu Hengen. Os quais foram até a cidade de Pato branco, conversar com o representante da Sanepar na região sudoeste.  Posteriormente com envolvimento da Administração Municipal e Ministério Público foi possível encontrar uma solução.

“Os moradores nos procuraram e falaram da falta de água no loteamento, destacamento que esse problema durava há três anos. Na primeira conversa com a Sanepar, a sugestão foi instalar uma torneira comunitária, mas fazendo alguns estudos, essa não seria a solução”, afirma Pereira.

A execução da obra conta com parcerias, o município proporciona todo o material e mão de obra, a Sanepar disponibilizou o projeto. Segundo o vereador Henger, “numa das reuniões foi acordado entre Ministério Público, Sanepar e Município a possibilidade de realizar a obra e assim, levar a rede de água aos moradores. Fico feliz em ver o trabalho sendo executado, projeto esse que mostra a união das instituições em prol da população”.

O morador terá sua contrapartida na instalação do sistema até a residência. Cada família vai pagar a taxa de R$ 197,00, podendo parcelar em até 10 vezes. A família cadastrada como baixa renda paga apenas R$ 25,81. A solicitação de ligação deve ser encaminhada no escritório da Sanepar de Chopinzinho.

Para Emílio Alves do Amaral, que reside no loteamento, “fico contente com o trabalho. Estamos há anos esperando e agora chegou. Antes era sofrido, estourava as mangueiras, a água não tinha qualidade, a gente tomava água da sanga”.

Segundo Romilda Bueno, agora será um novo momento para as famílias, “antes era difícil, faltava água para lavar roupas, cozinhar, principalmente nos meses de dezembro e janeiro. Agora estamos felizes, agradecemos a ajuda do prefeito, dos vereadores porque agora teremos água”.