Secretaria de Saúde faz ação do Maio Amarelo com ciclistas de Chopinzinho

15/05/2019

Para chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o Mundo surgiu o Movimento Maio Amarelo, que existe há nove anos. Em Chopinzinho, a Secretaria de Saúde promove durante o mês diversas ações de conscientização, através do Departamento de Vigilância em Saúde. Neste ano, o foco foram os ciclistas.

A iniciativa aconteceu ontem (14), no Clube do Vovô, reunindo cerca de 50 pessoas, especialmente os integrantes da Associação Chopinzinhense de Ciclistas, a Achoc. A primeira parte foi de orientação aos participantes em relação aos cuidados que devem ter ao transitarem em ruas e estradas. Logo, houve homenagem aos ciclistas, seguido de fala da Ciretran (Departamento de Trânsito do Paraná), que focou nas infrações de trânsito. Para terminar, a Achoc demonstrou os cuidados que os ciclistas devem ter com seu equipamento.

“Frisamos em prevenção, orientação e cuidados. Reforçamos que fizemos a ação com muito carinho, com o objetivo de segurança na prática do esporte, visando qualidade de vida da nossa população”, explica a Diretora do Departamento, Sandra Toigo Silva. A escolha por este público-alvo foi pelo aumento de praticantes da modalidade, inclusive de crianças. Em diferentes momentos, todos somos pedestres, ciclistas e motoristas.

Ao longo do mês foram desenvolvidas outras ações, em parceria com diferentes órgãos. Com o Ciretran, fizeram abertura da Campanha nas Câmaras de Vereadores de Chopinzinho, Sulina, Saudades do Iguaçu e São João. Também, fizeram falas nas rádios e panfletagem.