Secretaria de Assistência Social promove ações da Campanha do Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

14/05/2019

O dia 18 de maio é lembrado nacionalmente para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Em virtude da aproximação da data, a Secretaria de Assistência Social realiza, durante esta semana, ações para promover e refletir o tema. O nome da Campanha é “Faça Bonito”, e tem como símbolo uma flor amarela e laranja.

No dia 16 será feita panfletagem, durante todo o dia, em três pontos de grande circulação do Município. O material distribuído será informativo, com canais de denúncia e sinais para reconhecer crianças e adolescentes abusados. Já no dia 17, acontece espetáculo com o Grupo SouArte, para o público de 12 a 14 anos, abordando o tema de forma mais lúdica. Ainda, será feita palestra com professores dos Centros Municipais de Educação Infantil, tendo em vista grave caso ocorrido em Chopinzinho, envolvendo criança de 2 anos.

Para marcar a data, os moradores também já podem observar as decorações espalhadas pela cidade, envolvendo as cores amarelo e laranja, além da flor símbolo. “Trabalhamos muito esta temática neste período, tentando evitar que estes casos aconteçam, trazer mais denúncias e conscientizar a população diante desta situação”, afirma a assistente social coordenadora do CREAS, Juliana Bernardo. Vale explicar que a flor foi escolhida por remeter aos desenhos infantis, inocência e fragilidade de crianças e adolescentes.

Em reflexo da Campanha desenvolvida em outros anos, houve aumento no número de denúncias no Município. A faixa etária em que mais acontecem os abusos é com meninas, de 9 a 15 anos de idade. Existem alguns sinais que podem ser observados nas crianças, como queda do rendimento escolar, apatia, tristeza, sono em excesso e retração.

As denúncias podem ser feitas de maneira anônima. Para isso, você pode utilizar o “Disque 100” (canal nacional), “Disque 181”(Paraná) e o Conselho Tutelar. Outro mecanismo é através do Boletim de Ocorrência ou pela Secretaria de Assistência Social, que não é canal de denúncia, mas faz a ponte com os canais corretos.