Chopinzinho adere ao programa Cidade Amiga do Idoso

13/05/2019

Conscientizar a sociedade, oportunizar programas e condições sobre o bem-estar para terceira idade. É pensando no futuro de Chopinzinho que a Administração Municipal aderiu na sexta-feira (10), ao programa Cidade Amiga do Idoso. Uma reunião no auditório da prefeitura oficializou a parceria, na oportunidade foi explicado aos convidados, a maioria ligados a entidades, a funcionalidade do programa.

Encabeçado pela Deputada Federal Leandre Dal Ponte, junto a Organização Mundial da Saúde (OMS), o novo modelo do programa começou a ser desenvolvido no sudoeste do Paraná. “O programa é da OMS, mas em 2017 desenvolvemos um piloto em Pato Branco, através da Deputada Leandre, a qual viu a possibilidade em promover uma parceria com OMS, sugerindo envolver a sociedade civil. O programa foi aprimorado, fizemos a experiência em Pato Branco e deu muito certo. Hoje estamos replicando essa experiência para outras cidades do Brasil”, destaca a assessora da parlamentar, Jovelina Chaves.

O município de Chopinzinho é piloto do programa Universidade da Criança, onde é trabalhado com a comunidade os primeiros mil dias de vida da criança. Agora o foco também será no bem-estar da terceira idade. Para Jovelina, “a iniciativa do prefeito Álvaro de implantar o programa em Chopinzinho é fantástica. O município pode se tornar referência e ganhar o certificado internacional pela OMS”.

O desenvolvimento do projeto em Chopinzinho contará com apoio da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) de Pato Branco. No primeiro momento, um diagnóstico será desenvolvido para levantar informações e encontrar o que está acontecendo de positivo e o que precisa ser melhorado para o público da terceira idade.

“Não podemos pensar apenas em realizar obras, mas também em realizar projetos a longo prazo, para que a gente possa preparar a sociedade para os desafios. A expectativa de vida do brasileiro está aumentando, esse tempo de vida tem que ser com qualidade. As pessoas têm que viver felizes, esse é nosso objetivo, trabalhar o projeto e preparar a nossa cidade com ações e planejamento, com olhar a pessoa idosa”, afirma o prefeito Álvaro Scolaro.

O poder público já desenvolve vários projetos focados na terceira idade, os quais envolvem as Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Esporte.

“A Assistência Social vai coordenar o programa. Mas também contamos coma parceria das entidades e a sociedade. Todos podem sugerir ações voltadas aos idosos do município. Estamos agora na fase de levantamento de dados, preenchimento de documento e formalização das parcerias”, lembra a secretária de Assistência Social, Gislaine Galeazzi.