Seminário vai debater a suspensão da vacina contra febre aftosa no Paraná

08/05/2019

O debate em tono da suspensão da vacina contra a febre aftosa no Paraná ganha uma nova etapa. Após encerrar a campanha que está em andamento neste mês de maio, a aplicação da vacina deixa ser der obrigatória. O estado vem debatendo o tema há anos e agora vai realizar encontros regionais com entidades e agricultores para esclarecer os pontos da nova medida e o impacto. Para isso, no dia 22 de maio, acontece na Sociedade Rural, em Pato Branco, o Fórum Regional - "Paraná Livre de Febre Aftosa SEM Vacinação".

O evento envolve os 42 municípios do sudoeste. Recentemente representantes da SEAB (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento) e ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) de Pato Branco estiveram em Chopinzinho para conversar com o Prefeito Álvaro Scolaro e o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Idevaldo Peretti. A proposta do diálogo foi de organizar um grupo do município para participar do evento.

“É importante que o produtor participe. Os interessados devem procurar a secretaria de agricultura para que a gente tenha uma base de quantas pessoas vão participar do Fórum e da possibilidade do município disponibilizar um ônibus para o transporte”, afirma Scolaro.

Há poucos meses, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entendeu que, após duas auditorias no serviço veterinário oficial do Estado, o Paraná tem condições de suspender a vacinação e galgar o status de Livre Sem Vacinação. Entretanto, este processo gera algumas mudanças, principalmente no trânsito interestadual de animais de produção,

“A partir do momento que o Ministério aceitou, fazemos agora em maio a última vacina, depois o Paraná não deve mais vacinar contra a aftosa. Mas agora temos alguns protocolos a serem seguidos, a exemplo do trânsito de animais que vai mudar, comprovação do rebanho na propriedade, além de reforçar a orientação aos produtores sobre todas as mudanças que ocorrem este ano”, diz a Chefe da Unidade da SEAB – Pato Branco, Launira Tesser.