Projeto Ser Gestante Indígena leva informação e qualidade de vida as futuras mamães

02/05/2019

Levar conhecimento e qualidade de vida para as gestantes das comunidades indígenas Guarani e Kaingang do município de Chopinzinho. Nos últimos anos, o Projeto Ser Gestante Indígena tem mudado a realidade de muitas mulheres e contribuindo para uma gestação saudável para a mãe e criança.

Desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Chopinzinho. O mesmo consiste na realização de encontros quinzenais com gestantes e puérperas indígenas, também são promovidos debates com temas que venham esclarecer dúvidas referentes ao período de gestação, contando com a participação de profissionais de diferentes áreas de atuação, a exemplo das equipes de saúde indígena.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Gislaine Galeazzi, “o projeto atende as necessidades psicossociais, complementação alimentar e o desenvolvimento do recém-nato. O projeto tem acompanhamento da assistente social e psicóloga que compõem a equipe volante, e as visitadoras sociais do Programa Criança Feliz, os quais estão vinculados ao CRAS Central”.

A gestante indígena começa a participar do projeto assim que realiza o pré-natal e será desligada quando o bebê completar três meses de vida. A proposta dos encontros é de promover a superação das vulnerabilidades que atingem as gestantes neste peculiar período de suas vidas por meio da entrega quinzenal de alimentos de alto valor nutricional e de encontros mensais onde são discutidos diversos temas.

“Recebemos inúmeros relatos destas gestantes, o quanto é visível a diferença que o projeto proporcionou durante a gestação. A qualidade da alimentação, com alimentos nutritivos, também o conhecimento sobre a gestação, integrando a chegada da criança para o ambiente familiar” ’, salienta Gislaine.